BiodieselBR.com

Qui24042014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Biodiesel Não jogue o óleo de fritura

Não jogue o óleo de fritura

Quando termina de fritar os bolinhos, a dona de casa Fátima Aparecida, 37, descarta o óleo vegetal diretamente no ralo da pia da cozinha, mas não sem antes dilui-lo com detergente. Já a vizinha, Maria Antonia, 41, coa o óleo usado para reutilizá-lo e só depois descartá-lo. Com essas atitudes, ambas imaginam estar diminuindo os riscos que o aparentemente inofensivo óleo de cozinha traz ao meio ambiente. Mas não estão.

Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos.

Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, um "manjar dos deuses" para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. É que, após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.

“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto", afirma Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/ Senai.

Segundo Marcos Marcelo de Moraes e Matos, presidente da ONG Academia de Gestão Pública (Agespub), uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana. O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia. "Há uma usina em Piracicaba que pode produzir o biocombustível, a partir do momento em que houver entidades que coletem o óleo", enfatiza.

Embora ainda não haja logística para a coleta do óleo, Matos diz que a usina de Piracicaba tem capacidade para produzir 400 litros de biocombustível por dia. O objetivo do projeto, em fase embrionária, é que o óleo resultante de frituras residencial e industrial seja doado a entidades filantrópicas, para que possam vendê-lo à usina produtora de biocombustível, aumentando suas fontes de recursos financeiros. "Essa usina iria produzir o biocombustível de acordo com as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", enfatiza.

Na produção de biocombustível, explica o presidente da Agespub, 10% do óleo são descartados e 10% resultam em glicerina, utilizada na fabricação de sabonetes. "Mesmo com as perdas, temos 80% em biocombustível", destaca. A intenção da ONG é promover até a segunda quinzena deste mês palestras com entidades civis e filantrópicas para demonstração da importância da coleta do óleo de cozinha e dar início ao projeto.

A Agespub foi fundada em 2006 e tem entre suas metas de trabalho, a fomentação de práticas alternativas para a redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. O objetivo da ONG é colocar em prática, ainda neste ano, o projeto de transformação do óleo de cozinha em biocombustível. A ONG, destacam Wlamir do Amaral, secretário executivo da Agespub, e Sérgio Camarda, secretário geral, procura incentivar boas ações e divulgar práticas positivas realizadas nas administrações públicas de cidades integrantes da Bacia do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), promovendo seminários, cursos e capacitação.

Para prestar esse tipo de serviço, a Agespub firmou convênios com a Universidade Metodista de Piracicaba e conta com o apoio de professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Escola de Engenharia de Piracicaba. A idéia da usina partiu da observação da realidade do município de Indaiatuba, pertencente à Bacia PCJ. "Em Indaiatuba, a usina utiliza tecnologia da Unicamp”, afirmam.
{sidebar id=13}
A produção da usina, observam, chega a um mil litros por hora de biocombustível a partir de óleo de cozinha, que iria para o esgoto, caso não houvesse o projeto de aproveitamento. A usina de Indaiatuba é municipal e a prefeitura faz a coleta do óleo em estabelecimentos comerciais.

Toda a produção de biocombustível é utilizada no abastecimento da frota do Serviço de Água e Esgoto de Indaiatuba. "Queremos incentivar outros gestores públicos integrantes da Bacia PCJ a implantar em seus municípios usinas que fabriquem biodiesel a partir do óleo de cozinha", ressaltam. A Agespub caracteriza-se pela promoção de intercâmbio, troca de experiências bem sucedidas de uma cidade para outra, principalmente, no que se refere a projetos ambientais que visem a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), melhora da qualidade e quantidade da água da Bacia, que possui cerca de 60 municípios.

Além do projeto de aproveitamento de óleo de fritura, a ONG pretende incentivar os municípios da Bacia a desenvolver projetos de recuperação de aterros sanitários. A queima do biogás que é formado por grande parte de metano, afirmam os diretores da ONG, também emite CO2 à atmosfera. "Para evitar esse problema ambiental, é necessário a colocação correta de queimadores com filtros, preparação do solo com encanamentos específicos. O biogás pode ser aproveitado como fonte de recurso", enfatizam.

Mais informações:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

DANIELE RICCI
ELIANA TEIXEIRA

Quem leu esta notícia também se interessou:

Comentários  

+15 andéia borges ganzaga rocha
04 Abril 2007 - 06:45 am

gostei muito da reportagem pois esto tentando desenvouver um projeto na forma que servira como um desenvolvimento sustentavel na minha cidade gostaria de reseber mais informaçao sob o assunto. obrigada!!!!!!!!!
1
+10 Jorge Mendonça
04 Abril 2007 - 17:56 pm

Gostaria de saber quem faz em São Paulo e arredores o recolhimento de oleo de fritura usado e que organizações já existem para esse fim.
2
+27 Marcio A.
05 Abril 2007 - 07:10 am

A empresa em que eu trabalho desenvolve um projeto que consiste em recolher todo óleo usado para o reprocessamento no biocombustível. Uma garrafa PEt de 2 litros e trocado por uma lata de 900 ml de óleo novo. Existem na cidade, posto de arrecadação, acordo com Supermercados, Lanchonetes, entre outros, para divulgação do projeto e captação do Óleo. Reciclar é preciso - a natureza agradeçe.
3
+6 ronaldo
07 Abril 2007 - 11:33 am

como no caso citado q 2 lts de oleo usado vale 1 ltro de oleo novo, é uma boa maneira de arrecadar o oleo usado na cosinha distribuia panfletos dentro dos super mercado do brasil, e terão grande susseso neste negocio , arrumem locais de coletas , agradeço. ronaldo
4
+2 darlan
07 Abril 2007 - 16:14 pm

oleo de cozinha usado pode ser usado no carro a disel depois de peneirado?
5
+7 Telmo Heinen - Formosa, Goiás
07 Abril 2007 - 16:53 pm

Óleo de cozinha "usado" deve ser coado (bem coado) e além disto, ser "decantado" para retirar a água...

Veja como faz o nosso amigo Fendel.

abs, telmo heinen @yahoo.com.br
6
+10 Augusto K Filho
09 Abril 2007 - 15:06 pm

Esse pessoal tá louco......trocar 02 litros de óleo usado por 900 ml de óleo novo p/ fazer biodiesel? tão pagando então praticamente R$ 1,00 por litro de oleo usado....e os custos onde ficam? perdas? impurezas? custo do alcool? custo da mão de obra.... já fizeram as contas? para se fazer biodiesel de oleo usado o preço máximo tem que ser algo em torno de R$ 0,30 por litro no máximo.... senão o melhor é parar o carro no posto e abastecer com diesel mineral mesmo.
o que se pode fazer é trocar 20 ( vinte )litros de oleo usado por 01 ( um )litro de detergente para louças por exemplo.
PESSOAL FAÇAM OS CÁLCULOS DE CUSTOS!!!!!!!!!!!!
7
0 Carlos Alberto
10 Abril 2007 - 09:19 am

usar óleo usado para diesel só coado e decantado é um perigo... tem que estar bem filtrado/centrifugado e degomado. e não use 100%, só se tiver kit elsbett.
8
+3 Telmo Heinen - Formosa, Goiás
10 Abril 2007 - 12:16 pm

Segue em anexo contato de uma empresa (Lirium Ind Com Ltda) que retira óleo de cozinha usado em estabelecimentos de Sao Paulo, Litoral e Interior. A cada 50 L de oleo, a empresa fornece em troca 10 L de detergente!!! A empresa tambem fornece o recipiente adequado para o armazenamento. Divulguem principalmente para pessoas que trabalham em restaurantes, lanchonetes, barzinhos, pastelarias, hospitais, hoteis ou moram em condominios com apartamentos numerosos!
Tel 11 4544 1024
9
+4 Fernando Girardi de Abreu
13 Abril 2007 - 13:49 pm

Olá, meu nome é Fernando e trabalho como caixa do Banco do Brasil em Piracicaba, e nossa agencia está fazendo um projeto socio-ambientral ao qual o BB já está implantando em nível nacional que tem como objetivo o desenvolviento regional sustentável, através de cooperativas e APLs, tendo o BB como fomentador a articulador de parcerias em prol da sustentabilidade dos beneficiários. Estamos em fase embrionária na agencia, passando ainda pelo processo de sensibilização dos parceiros. Me parece bastante interessante esta idéia. Como seria um projeto desses de forma participativa e que tivesse forte vinculo com a questão da inclusão social. Me parece possível, e se alguém já tiver alguma idéia ou projeto em andamento nesse sentido gostaria de trocar informações, para não inventar a roda e fazer algo de fato consistente. Grato pela atencao.
10
+18 Andrea
17 Abril 2007 - 21:45 pm

Gostaria muitissimo que me fornecessem o contato de alguma empresa que faça coleta de óleo de cozinha no Rio de Janeiro em troca de material de limpesa. Quero ajudar a comunidade e a natureza. Obrigada.
11
+2 Roberto P. Carvalho
18 Abril 2007 - 10:05 am

Tenho interesse em montar uma usina para beneficiamento do óleo de fritura e reutilização como óleo combustível. Gostaria de visitar uma usina que esteja em funcionamento. Alguém pode me ajudar nisso?
Roberto - (013) 9772-8114 ou 3322-7393 (res).
12
+1 MILTON
24 Abril 2007 - 00:36 am

ESTAMOS INTERESSADOS NA COMPRA DE ÓLEO DE FRITURA USADO DE RESTAURANTES HOTEIS ESCOLAS E ETC ESPECIALMENTE NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS.
FORNECEMOS RECIPIENTE DE COLETA E REMUNERAMOS. CONTATO PARA ESTE ENDEREÇO:
13
+2 Flavia
07 Maio 2007 - 07:07 am

Acredito que a reciclagem é um dos pontos importantes na preservação ambiental e como mecanismo de inclusão social. A partir do momento em que recolhemos óleo usado e fabricamos sabão, sabonetes, detergentes e afins, estamos deixando de eliminar o produto bruto e tambem fazendo uso de produtos menos tóxicos como é o caso do detergente. A inclusão social está aliada ao fato de que podemos utilizar pessoas desempregadas, catadores de rua, adolescentes e jovens de instituições diversas, pois o trabalho de fabricação é simples, somente dependendo do aprendizado básico da fabricação. Com isso geramos empregos, tanto no recolhimento do óleo como na fabricação e posterior distribuição do produto final reciclado. É uma iniciativa fácil de ser implantada e que pode ser estendida a mais produtos como o plastico, o papel e o lixo orgânico.
14
+4 valter franco
04 Junho 2007 - 12:37 pm

Coletamos oleo de cozinha de qualquer quantidade para não agredir o meio ambiente vamos mudar essa situaçao que ta precaria!!
15
0 dionei
04 Junho 2007 - 16:28 pm

Tenho uma duvida como utilizar oleo de fritura? geralmente utiliza-se frituras alimentos que utilizam SAL. A PRESENÇA DO SAL corroi motores.

Qual o processo utilizado para retirar o SAL nas frituras.

DIONEI MARINHO ALEGRETE-RS
16
0 Denise Pacheco de Oliveira
05 Junho 2007 - 13:57 pm

O Instituto EVOLUIR, quer colaborar com Projeto, para coleta de oleo de cozinha, quero saber de empresas no rio de janeiro , que estejam querendo parceria com o Insitituto EvOLUIR, para dar prosseguimento, neste mercado.

Atenciosamente,
DENISE
Diretora
17
+1 Denise Pacheco de Oliveira
05 Junho 2007 - 14:03 pm

O Instituto EVOLUIR é uma empresa sem fins lucrativo, cujo objetivo está concentrado em promover a inclusão social, através da arte, da cultura.
O Instituto tem um programa cujo objetivo é formar agentes ambientais multriplicadores e conscientes dos benefícios que todos desfrutarão com a melhora da qualidade de vida, alertando as famílias sobre nossa responsabilidade sobre a destruição e preservação do meio ambiente.

e-mail:
TEL: 2674-4946
18
+8 Marcelo Gaviolli
05 Junho 2007 - 18:08 pm

tem alguma empresa em Sao Paulo que compre esse oleo de pessoas fisicas que fazem a coleta em seu proprio bairro e se tiver poderia nos arrumar o telefone com o contato.
19
+10 simone
09 Junho 2007 - 09:33 am

Gostaria de saber onde posso vender óleo de cozinha, pois pretendo convocar os moradores do meu bairro a ajudar com a recadação dos óleos. Moro no Rio de Janeiro, no bairro de Campo Grande, onde posso encontrar o posto de venda mais próximo de minha cidade.
20
+1 Ernesto de Paiva
19 Junho 2007 - 14:00 pm

queria saber onde vender o oleo que arrecado em minha regiao ou empresar q ja estao comprando esse oleo...estou na regiao do vale do ribeira...sao paulo....e ja tenho muitos litros armazenados....fone 13 3864 20 22 com everlene.
21
+2 mariana carvalho
20 Junho 2007 - 07:57 am

quero doar oleo usado de cozinha gostaria de informação sobre ongs que coletem em são paulo
22
+6 Pedro Santiago Ribeiro Bento
20 Junho 2007 - 12:12 pm

Gostaria de saber onde posso vender óleo de cozinha, quais os locais que existem para compra na Cidade do Rio de Janeiro?
Existem no Rio de Janeiro empresas que fazem coleta?
23
+1 elizeu
20 Junho 2007 - 14:54 pm

Gostaria de saber onde posso vender óleo de cozinha, quais os locais que existem para compra em São Paulo e em Mato Grosso do Sul?
Aguardo resposta?
24
+1 Arnaldo Oliveira
21 Junho 2007 - 18:56 pm

estou querendo fazer um posto de coleta do óleo na minha região, onde poderia vender este óleo arrecadado depois? Moro no Rio Grande do Sul, perto de Pooto Alegre! Como sei que pode ser usado para varias coisas, eu estava querendo saber o que se aproveita do óleo para a produção de ração de animal?
Fico aguardando alguma resposta!
25
-1 BiodieseBR.com
22 Junho 2007 - 06:44 am

Para mais informações sobre preços e onde entregar o óleo usado visite as páginas:
Óleo de cozinha vai gerar biodiesel
O que vc faz com o óleo de cozinha?
Fórum: Óleo de cozinha
26
+3 FGomes
28 Junho 2007 - 13:16 pm

Estamos desenvolvendo trabalhos de coleta de óleo usado em nossa cidade (320 mil habitantes) nos restaurantes ( reaproveitam o óleo ao maximo),condominios, hotéis, hospitais, pastelarias, etc. Recentemente também nas escolas publicas. Encontramos bastante dificuldade em alcançar um consideravel volume, já que fazemos a troca por óleo refinado envasado novo (4 litros de usado por 1 de 900 ml) e enventualmente compramos por R$ 0,40. A maioria da população acha esses valores baixos e não estam dando tanta importância ao meio ambiente, uma parcela acha que não compensa o trabalho de separar o óleo e ir à um posto de troca e outra parcela faz sabão ou tem encontrado alguma pequena empresa que paga mais. persistiremos, considerando o projeto nas escolas o mais importante!
27
+1 Aron
02 Julho 2007 - 13:04 pm

Acho muito importante essa coleta e gostaria que fosem feitas campanhas nacionais para informar o destino correto do óleo usado em casa e gostaria de saber se aqui no Espirito Santo tem alguem que recolha esse óleo?
28
+2 Edmar Meskita Soares
16 Outubro 2007 - 07:18 am

Olá,sou professor da Escola Municipal Paulo Freire,estou fazendo um projeto sobre este tema com meus alunos, para mim está sendo muito aproveitoso pois o nosso objetivo que é de concientizar a população está indo muito bem.
29
+1 Thais
18 Outubro 2007 - 17:25 pm

Muito interessante essa criação..
sou aluna da 7° serie e vou ultilizar essas criações para a montagem do meu trabalho da feira de ciencias que meu colégio promove todo ano!
gostei muito como o óleo de cozinha pode ser utilizado em várias coisas.
Nunca pensei que o óleo podia ser aproveitado em tantas coisas, tambem com essas criações o geramento de empregos será maior e o meio ambiente agradece bastante!
30
0 Henrique Santos
23 Outubro 2007 - 08:03 am

Foi muito interessante ver como uma coisa assim sem validade pode contrubuir tanto para a natueza!!!!!!
31
+1 Izabel Cristina
10 Novembro 2007 - 08:12 am

Sou estudante de curso tecnico ambiental e desenvolvi um estagio em um restaurante que até entao destinava sou oleo de fritura para o esgoto desenvolvi umm filtro que retira todas as inpurezas do oleo e faz que o oleo de fritura usado tenha destino bom e com retorno ainda favoravel sendo feito sabao....foi muito interesante saber comentaros de pessoas que sabem o quanto é importante o destino certo para o oleo.
32
0 joel
08 Janeiro 2008 - 19:54 pm

pelo que vi ate agora todo mundo ta interessado em comprar e vender mais ninguem comentou o preço do óleo bruto ou qual o preço do óleo reciclado ou qual a empresa que compra pra produzir o biodiesel tem gente oferecendo um litro de oleo sem uso por 2 litros do óleo de fritura não vai demorar e o óleo de fritura vai estar valendo uma fortuna o que todos tem que se concientizar é que tudo tem um custo coleta, frete, reciclagem mão de obra pedagios etc
33
0 ola gostaria de saber mais
19 Janeiro 2008 - 09:10 am

Se o oleo reciclado já tem destino certo, pq ainda as cidades não tem postos de coleta? Isso gera renda e empregos, ainda nao temos grandes investidores?
34
+1 Mario Ruben R. C. Garcia
22 Março 2008 - 10:58 am

Todos falam em óleo de fritura. E a gordura dos assados, ou seja, gordura animal? E o sebo e a gordura eventualmente retrada das carnes antes de seu cozimento? Elas podem ser misturadas ao óleo de fritura para efeito de reciclagem? Grato por sua atenção.
35
0 Telmo Heinen
22 Março 2008 - 11:10 am

Não mistura. Fica fedorento demais.... já pensou ?
Retirar a gordura com calor. Deixe esfriar antes de colocar as mãos...
36
0 celso antonio paes
24 Março 2008 - 10:43 am

Há dias vi um projeto enviado à Petrobrás sobre biodiesel a partir do oleo de cozinha utilizado. Trata o Instituto -se do Projeto Vida do Instituto Evoluir do Rio de Janeiro. Pretende o Instituto educar (ambientalmente) e ensinar técnicas de reutilização do óleo, além do biodiesel, tais como fabricação de sabão em barra e detergentes líquidos. Acho fantástico que empresas como a Petrobrás, Vale e Michelin, apoiem projetos aparentemente pequenos, mas de grande resultado social. Tamém, as Prefeituras do Estado do RJ deveriam se engajar nesse ou em outros projetos de reutilização ambientalmente correta do óleo usado nas cozinhas.
37
+2 damião carlos de siqueira
25 Maio 2008 - 12:17 pm

Olá, sou diretor executivo do CEPAG (Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba). É uma ONG sem fins lucrativos e participação política partidária com ninguém, seu principal objetivo é lutar pela melhoria da qualidade de vida da população local. Estamos mobilizando donos de restaurantes, moradores, igrejas para a importância de coletar óleo sujo. Atualmente vendemos esse óleo para suprir as nossas finanças, porém gostaríamos de saber quais as empresas que compram óleo usado.
38
+2 ana lucia amorim de castro
28 Maio 2008 - 18:12 pm

Já algum tempo vi uma matéria sobre a reciclagem de óleo de cozinha,e sobre sua contaminação no solo e água, acontece q começei a reservar estes óleos em garrafas pet e agora preciso saber o contato da empresa no rj que recolhe e troca por produtos de limpeza.Estou até pensando em começar uma mobilização em todo o bairro. Por favor me passem o contato da empresa.Grata.Ana Lúcia - magalhães bastos rj
39
+2 Daniele Ricci
31 Maio 2008 - 08:36 am

Sou autora da matéria sobre a reciclagem de óleo de cozinha e fiquei feliz em ver que o assunto despertou o interesse de tanta gente. Depois de usado e após esfriar, o óleo pode ser jogado dentro de uma garrafa plástica. Não precisa coar, tirar a sujeira, o sal, nada. Em Piracicaba, várias ongs fazem a coleta (vou verificar isso e fazer outra matéria), mas uma delas é o Senai Mário Dedini, no Bairro Alto.
Sugestões do gênero, agradeço se me escreverem pelo .
Obrigada.
40
+10 claudia
21 Outubro 2008 - 17:02 pm

Minha faz um detergente com oleo de fritura que deixa o piso super limpo.A receita é:
DETERGENTE
6 L DE OLEO USADO
4 L DE ALCOOL DE CARRO
2 L DE AGUA
1 K DE SODA(CAVEIRA)
modo de fazer
Coloque em 8 garrafas de pet 600 ml de agua
Em um balde misture a soda e a agua até dissolver toda a soda.Acrescente o alcool e em seguida o oleo usado.Misture até ficar numa cor homogenia(marron escuro) e estiver em ponto de fio.Despeje essa mistura nas garrafas de pet contendo a agua e esta pronto o detergente liquido.
Todo o processo demora aproximadamente 10 min.
Este detergente pode ser usado pra tudo.
41
0 waldemar c. do nascimento
03 Setembro 2009 - 16:21 pm

gostei muito de saber que podemos proteger o meio ambiente,e ainda ter lucrar com isto
42
0 Larissa
20 Setembro 2009 - 12:51 pm

Como é difícil trabalhar com reciclagem no Brasil...qtos obstáculos...ate as pessoas se desinteressam em contribuir, mesmo nós pagando pelo "lixo" produzido...mas tenho força e coragem e vou , aqui na minha cidade, tentar e tentar..ate obter algum resultado.
43
-2 João Marcelino
06 Novembro 2009 - 15:39 pm

pior coisa q existe !! apior besteira q inventaram !! só por causa disso ... meu carro fikou uma bosta...e gastei 2 mil reais pra arrumar ele !
44
-1 Cida Martins
10 Novembro 2009 - 10:05 am

Bom moro em condomínio e vejo os problemas com a caixa de gordura, seria muito interessante se pudéssemos entra em um projeto desses de reciclagem do nosso óleo.
Como e onde posso saber mais a respeito do assunto?
Obrigada
45
+1 phellype
12 Fevereiro 2010 - 09:49 am

achei legal muito bom
46
+2 Gabriela
11 Junho 2010 - 09:12 am

Oi!!
eu fiz uma receita de detergente com oleo de cozinha mas o oleo nao se juntou com os outro ingredientes!!!
o que eu posso fazer para tentar concertalo?
Muito Obrigada..
47
+2 laryssa
02 Setembro 2010 - 17:45 pm

pra mim o oleo serve pra fazer varios produtos usados em ksa como o sabao o detergente liquido e entre outros nunca despeje o oleo dentro do ralo da pia por que vc pode reaproveitar de varios jeitinhos e formas usando para coisas que sao necessarias em nossa casa e em outras coisas como escolas e hospitais e etc??????????
48
+3 diego souza silva
16 Setembro 2010 - 15:29 pm

gostei muito as formas ultilizadas para reciclar o oléo por isso vou fazer um ponto de
coleta aqui na minha cidade só nao sei como ,e onde vou entregar todo o oléo que eu coleta...
mas vou mim empenhar bastante pra ajudar meu planeta.
49