PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal


BiodieselBR.com - 23 jun 2007 - 07:59 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), iniciativa da  Refinaria de Manguinhos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio, está ampliando suas parcerias para aumentar o volume adquirido de óleo de cozinha usado.

O PROVE utiliza como mão-de-obra principal catadores de óleo reunidos em cooperativas. Atualmente, 25 cooperativas de catadores já participam do projeto, coletando óleo de cozinha usado em vários pontos da cidade para enviá-lo a Refinaria de Manguinhos, em Bonsucesso, onde é transformado em biodiesel.


A meta de produção da refinaria de Manguinhos é de 4,5 milhões de litros por ano de biodiesel, o que proporcionará às cooperativas renda de cerca de R$ 2,7 milhões.

Com a parceria, Manguinhos contribuirá para a redução da poluição dos rios e da Baía de Guanabara e do custo de tratamento de esgoto. A produção de biodiesel a partir do reaproveitamento do óleo vegetal é a primeira experiência nessa área feita no estado do Rio.

O programa iniciou o processo de certificação de restaurantes, escolas e condomínios.

- Quem quiser participar basta separar o óleo de cozinha usado em recipiente e telefonar para o Disque-Prove, no telefone 021 2598-9240 - informou Carlos Minc, secretário estadual do ambiente.

Somente no Circo Voador, que participa do projeto, deverão ser coletados 30 litros de óleo usado por semana. Além do óleo usado de pequenas lanchonetes e da creche do Circo Voador, seus funcionários estão trazendo o produto de casa.

O programa possui um caminhão coletor, doado pelo Orla Rio, que já está rodando por diversos pontos de coleta de óleo de cozinha usado instalados na cidade.