Textos

Super safra

// 15 março 2011 // Sem comentários » // Matéria-prima

A Conab divulgou o 6º relatório da produção brasileira de grãos. Um recorde de 154,2 milhões de toneladas.

O levantamento foi concluído antes das intensas e constantes chuvas que atingiram o Centro-Oeste no final de fevereiro até 9 de março que provocaram grandes perdas em boa parte dos municípios produtores, principalmente no Mato Grosso do Sul.

O levantamento do que foi perdido principalmente de soja está sendo feito e deverá ter impacto negativo na produção total do grão.

Univaldo Vedana

Geradores movidos a biodiesel

// 24 fevereiro 2011 // 8 Comentários » // Biodiesel, Energia renovável

Necessidade: estimular o desenvolvimento de geradores a biodiesel

Necessidade: estimular o desenvolvimento de geradores a biodiesel

Quando comecei a estudar e trabalhar em biodiesel em 2002, uma das primeiras demandas que surgiu foi a utilização de biodiesel em geradores nos centros urbanos e em torres de telefonia.

Este é um caso apenas, mas o problema envolve milhares de empresas, de condomínios residenciais ou comerciais a hotéis, de médias empresas a grandes corporações, do supermercado ao shopping, do pequeno ao grande hospital e de quase a totalidade das indústrias.

Continue lendo…

Cedo ou tarde elas vieram: as esmagadoras de soja

// 10 fevereiro 2011 // Sem comentários » // Matéria-prima, Usinas

O principal produto das esmagadoras

O principal produto das esmagadoras

A primeira esmagadora de soja a produzir biodiesel foi a Granol no ano de 2006. De lá para cá as principais e maiores esmagadoras de soja tanto nacionais como multinacionais entraram na produção de biodiesel ou estão prestes a entrar.

Continue lendo…

Biocombustíveis: crescimento com desmatamento

// 03 fevereiro 2011 // 4 Comentários » // Biodiesel

Palma de Óleo

Palma de Óleo

Segundo a ONU, maior produção de biocombustíveis implicará em aumento do desmatamento. Esta é uma questão delicada, especialmente com o programa do governo brasileiro Palma de Óleo.

Continue lendo…

Os recordes nas importações de diesel

// 14 janeiro 2011 // Sem comentários » // Biodiesel

importacao-dieselEm 2010 até novembro foram importados 8,74 bilhões de litros de diesel por um custo FOB de U$ 4,97 bilhões, segundo dados divulgados pela ANP. No mesmo período de 2009 a importação de diesel foi de 3,075 bilhões de litros.

Continue lendo…

2010 foi um bom ano

// 21 dezembro 2010 // Sem comentários » // Biodiesel

O final do ano está chegando e com ele a sensação de que esse foi um bom ano para o biodiesel. Nem todos os objetivos foram alcançados, mas boas bases foram formadas para que eles sejam atingidos em 2011.

Primeiro, foi a antecipação da mistura B5 para primeiro de janeiro de 2010. Isto proporcionou para o setor um aumento de mercado garantido de mais um bilhão de litros de biodiesel. Não faltou biodiesel, o mercado trabalhou o ano inteiro abastecido. Desconfianças em relação as entregas surgiram apenas neste último trimestre.

Continue lendo…

Terceira revolução industrial: Sol, Vento, Biomassa e Lixo

// 08 dezembro 2010 // 1 Comentário » // Energia renovável

Economia verde

46% da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis, contra uma média mundial de 13%.

“Estamos no limiar de uma terceira revolução industrial”.

“Em poucos anos o Brasil despontará como uma das lideranças na área energética”.

Estas frases foram ditas pelo economista americano Jeremy Rifkin, em um congresso em São Paulo, que prevê o fim da era do petróleo e já previu o fim dos empregos. Apresento-as para introduzir o momento que vive o Brasil.

Continue lendo…

Usina próxima a matéria-prima ou próxima ao consumo?

// 29 novembro 2010 // 1 Comentário » // Matéria-prima, Usinas

Usina de biodiesel no Rio Grande do Sul

Usina de biodiesel no Rio Grande do Sul

As usinas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás venderam 396,5 milhões de litros de biodiesel no 20º leilão da ANP, o equivalente a 66% do total de 600 milhões de litros negociados. O preço médio de venda foi de R$ 2,30 o litro.

Continue lendo…

Campanha nacional para a reciclagem do óleo de cozinha

// 10 novembro 2010 // 11 Comentários » // Matéria-prima

Óleo de cozinha: campanha de conscientização

Óleo de cozinha: campanha de conscientização

Estive no início da semana na cidade de Caieiras, região metropolitana de São Paulo, em um evento promovido pela prefeitura Municipal, o instituto PNBE e a Bióleo.

A Bióleo em parceria com a prefeitura recolhe por mês aproximadamente 500 mil litros de óleo de cozinha usado em diversos municípios da região e na capital paulista.

Parece muito óleo recolhido, mas é pouco se for analisado o descarte incorreto que ocorre diariamente na região metropolitana de São Paulo. Aliás, jogar óleo usado no ralo é comum na maior parte dos lares brasileiros.

O objetivo do evento realizado pela Bióleo era exatamente este: encontrar soluções para o descarte e recolhimento correto desse óleo.

O recolhimento através de catadores e o recolhimento em condomínios são duas idéias amplamente divulgadas como a solução para o recolhimento do óleo doméstico. Mas elas não estão se mostrando eficientes, ou melhor, os resultados estão muito aquém do esperado. Os catadores não conseguem ganhar o mínimo necessário recolhendo pequenas quantidades em cada unidade residencial. E nos condomínios o interesse pelo descarte correto não é feito pelas donas de casa. Onde ainda é conseguido o recolhimento de um pouco de óleo o mérito é do síndico exigente, um ecochato.

Para mudar esse quadro será imprescindível uma reeducação da dona de casa.

Educação ou reeducação, obrigações do estado. Nenhum empresário que queira investir em recolhimento de óleo usado conseguirá fazer isso com a eficiência necessária. Educação é uma obrigação das prefeituras, estados e união. Uma ampla campanha de mídia, patrocinada pela União, precisa ser feita no Brasil inteiro mostrando as vantagens do destino correto do óleo usado.

A Casa Civil tem realizado um bom trabalho de mapeamento das iniciativas por todo o Brasil em relação ao recolhimento do óleo de cozinha. Uma campanha divulgando todos esses projetos não apenas mostra o que deve ser feito depois que o óleo é armazenado, mas valoriza esses empreendedores e estimula o surgimento de novos pontos de coleta e adesão de novas cidades.

O exemplo relativamente bem sucedido da Bióleo se deve ao apoio da prefeitura de Caieiras e de algumas abnegadas pessoas que lutam incansavelmente para atingir os objetivos e não se curvam quando problemas surgem e parecem intransponíveis.

Parabéns a Caieiras. Exemplo a ser seguido.

Univaldo Vedana

Benefícios invisíveis do biodiesel

// 08 novembro 2010 // Sem comentários » // Biodiesel

Muito se discute sobre quanto custa o biodiesel. Toda essa discussão tem um objetivo: fazer o biodiesel ficar com preço igual ou menor que o diesel mineral.

Continue lendo…

Login