2010 foi um bom ano

// 21 dezembro 2010 // Biodiesel

O final do ano está chegando e com ele a sensação de que esse foi um bom ano para o biodiesel. Nem todos os objetivos foram alcançados, mas boas bases foram formadas para que eles sejam atingidos em 2011.

Primeiro, foi a antecipação da mistura B5 para primeiro de janeiro de 2010. Isto proporcionou para o setor um aumento de mercado garantido de mais um bilhão de litros de biodiesel. Não faltou biodiesel, o mercado trabalhou o ano inteiro abastecido. Desconfianças em relação as entregas surgiram apenas neste último trimestre.

Segundo, foi o preço vendido nos leilões que proporcionou às usinas boas margens de lucro em três trimestres. Somente no leilão de agosto os preços foram mais apertados para as usinas, mas mesmo assim nada que possa ter comprometido certa rentabilidade das usinas no ano. No 20º leilão o preço médio foi de R$ 2,29, garantido boa margem à maioria das usinas participantes para o começo de 2011.

As boas margens de lucros do setor nos últimos dois anos trouxeram novos participantes. Novas unidades saíram do papel e foram inauguradas durante o ano, outras estão em construção. As previsões para 2011 são de grande aumento de oferta e incerteza no aumento de mistura, mas isto não tira o brilho das realizações e objetivos alcançados em 2010.

Com o óleo de soja participando com mais de 80% de todo o biodiesel produzido no Brasil e com sinais do governo de que isso precisa mudar, algumas usinas passaram a investir em novas cadeias produtivas como a canola na região sul, girassol no nordeste entre outras regionais de menor escala, mas não menos importantes. Além do dendê no Norte que está recebendo investimentos de unidades do Brasil inteiro.

A inclusão de novas oleaginosas não acontece de um ano para outro. Mas o que foi alcançado em 2010 servirá de base para a formação futura dessas cadeias alternativas.

A todos um final de ano de paz, alegria e sonhos. E um 2011 de grandes realizações.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login