014

Entrevista: Horta Nogueira


BiodieselBR.com - 01 fev 2010 - 16:00 - Última atualização em: 20 jan 2012 - 11:03
Consultor da ONU para temas energéticos e ex-diretor da ANP, Horta Nogueira critica a política energética do governo Lula para os biocombustíveis e condena a expansão “precipitada” da demanda de biodiesel

O engenheiro mecânico Luiz Augusto Horta Nogueira, especializado em economia da energia, tem se dedicado a realizar estudos técnicos, econômicos e ambientais relacionados a bioenergia e à eficiência energética. Foi diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo (1998/2004) e atualmente é consultor da Organização das Nações Unidas para temas energéticos. Agora, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) – uma das cinco comissões econômicas da ONU –, está pesquisando as perspectivas dos biocombustíveis na América Latina, tema de seu pós-doutorado.

Nesta entrevista, ele afirma que o biodiesel no Brasil ainda é produzido com baixa eficiência energética, motivo pelo qual questiona a antecipação do B5. Ele também critica a falta de definição do governo federal em relação à política energética e alerta para a falta de estrutura de gestão nessa área.