PUBLICIDADE
cremer cremer
006

Comanche Clean Energy: Exportações


BiodieselBR - 06 nov 2007 - 13:28 - Última atualização em: 23 jan 2012 - 11:26

Em um primeiro momento, a empresa pretende atender o mercado doméstico, mas suas unidades produtivas estão estrategicamente localizadas para facilitar o acesso ao mercado internacional. Isso é válido tanto na atual usina de biodiesel na Bahia, próxima ao porto de Salvador, quanto no complexo do Maranhão, que está mais próximo dos grandes mercados consumidores dos Estados Unidos e da Europa do que os portos do Sudeste. Para se ter uma idéia, o tempo de navegação entre o Maranhão e os EUA pode ser até sete dias menor do que entre os portos de Santos e os norte-americanos.

Outra vantagem competitiva da empresa é o acesso ao capital. Como a empresa é controlada por uma sociedade baseada nos Estados Unidos, tem à disposição uma gama de linhas de financiamento nos mercados de crédito e de capitais significativamente maior do que a maioria dos seus concorrentes. Outro benefício obtido pela Comanche foi ter a equipe de gestores da empresa reforçada devido às aquisições feitas durante 2007. Alguns dos acionistas das empresas compradas foram incorporados ao corpo gerencial da Comanche, garantindo a absorção de know-how do mercado brasileiro de combustíveis.

A empresa também tem se esforçado para reduzir a dependência de mercado para a compra de matérias-primas através de acordos com uma esmagadora de grãos localizada em Feira de Santana. Com isso, embora não obtenha as mesmas vantagens de outras grandes empresas do setor que detém suas próprias unidades de esmagamentos – Granol e ADM, por exemplo –, a Comanche consegue se apropriar de parte das margens desta etapa da cadeia de produção.

Por fim, a atuação em dois mercados distintos – biodiesel e etanol – pode tornar-se um importante diferencial competitivo em relação aos demais concorrentes cuja atuação é concentrada apenas na cadeia do biodiesel ou do agronegócio da soja. A atuação em segmentos que possuem fatores de influência diversa pode vir a ser um importante mecanismo para garantir a rentabilidade da empresa, permitindolhe superar com menor desgaste eventuais períodos adversos de mercado. Esse fator, aliado à decisão da empresa de aumentar a produção própria de matériaprima, deve reduzir significativamente a exposição da Comanche aos riscos desse mercado.