PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Vendas de diesel mantiveram trajetória de crescimento em novembro


BiodieselBR.com - 21 jan 2022 - 13:59

Os ventos continuam soprando a favor do mercado de óleo diesel, mas com um pouco menos de força. Os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, em novembro, as distribuidoras reportaram vendas da ordem de 5,1 milhões de m³ do derivado. Embora menor do que o resultado de outubro – o que é consistente com a curva típica da demanda nacional –, este volume é cerca de 4,2% maior do que no mesmo período do ano passado.

Já são 9 meses seguidos – desde fevereiro – com as vendas de diesel reportadas pelas distribuidoras superando as registradas no mês equivalente do ano passado.

Embora os números tenham ficado menos vistosos nos meses mais recentes, é preciso levar em conta o impacto que a covid-19 teve sobre o mercado brasileiro de combustíveis em 2020. Em abril de 2020 – auge da crise –, as vendas chegaram a registrar contração de 14% na comparação anual. Foi só a partir de setembro que o mercado começou a apresentar uma recuperação mais consistente.

Os percentuais dilatados vistos até agosto, portanto, são calculados sobre uma base de comparação deprimida.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR