PUBLICIDADE
padrao padrao
Produção e consumo

StoneX: Demanda de biodiesel pode chegar a 11,2 milhões de m³ em 2027


BiodieselBR.com - 19 ago 2026 - 19:08

A depender de quando – e se – o B16 for adotado, o mercado brasileiro de biodiesel poderá movimentar entre 10,4 e 11,2 milhões de m³ no próximo ano. A estimativa foi divulgada ontem (18) pela StoneX como parte de uma nova atualização das projeções da consultoria norte-americana sobre o consumo de biodiesel e de óleo diesel B.

Para que o número mais otimista venha a se confirmar, contudo, os testes que estão sendo realizados para validar a adição de até 20% de biodiesel no óleo diesel terão que acontecer sem qualquer sobressalto. Na última semana, a diretora do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Lorena Mendes, disse que os trabalhos devem ser concluídos até fevereiro do ano que vem, o que permitiria a adoção do B16 ainda em março.

Uma versão preliminar do plano de testes obtida por BiodieselBR.com indicava que o relatório final ficaria pronto no fim de março de 2027. E isso na melhor das hipóteses. Segundo a portaria que oficializou o programa de testagem, o MME tem até novembro para divulgar uma versão atualizada do cronograma.

Qualquer adiamento no B16 afetaria as projeções, fazendo com que o mercado se aproximasse do piso de 10,4 milhões de m³ que considera a manutenção do B15 ao longo de todo o ano de 2027. “O principal fator de definição para 2027 será o cronograma de aumento da mistura. Se o B16 entrar em vigor ainda no primeiro trimestre, o setor ganha um impulso significativo, ampliando a demanda por biodiesel e fortalecendo o consumo de matérias-primas, especialmente o óleo de soja”, avalia Isabela Garcia, analista de Inteligência de Mercado da StoneX.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR