PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

O ranking das entregas de biodiesel em 2013


BiodieselBR.com - 22 jan 2014 - 08:29

Como os números oficiais da produção de biodiesel em dezembro ainda não foram divulgados, não é possivel saber exatamente quanto o mercado de biodiesel cresceu. Contudo, já estão disponíveis os dados de entrega de biodiesel e, através deles, é possível um vislumbre do expressivo aumento nas vendas de biodiesel ao longo de 2013.

Os dados de entrega de biodiesel são fornecidos pelas usinas à ANP e indicam quanto do biodiesel arrematado nos leilões realmente foram efetivamente vendidos. Isso porque não é todo o biodiesel negociado pelas usinas que realmente consegue chegar até as distribuidoras. Os próprios editais dos certames facultam que as usinas e as distribuidoras operem com uma margem de 10% – para mais ou para menos – sobre o volume contratado sem incorrerem em qualquer penalidade. Se, ainda por cima, ocorrerem problemas com as retiradas das distribuidoras, o volume final pode ficar ainda menor. 

Por isso, para podermos avaliar corretamente a performance comercial de uma usina de biodiesel, vale mais olhar para quanto ela realmente entregou do produto do que para o quanto ela vendeu nos leilões.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR