Produção e consumo

Produção de biodiesel cresce 17% em novembro


BiodieselBR.com - 10 jan 2018 - 10:52

Com a recuperação do mercado de diesel no segundo semestre do ano passado, o setor de biodiesel começou a alcançar a produção esperada para a demanda de B8. Em novembro foram produzidos 386,9 mil m³ de biodiesel, 16,9% mais que no mesmo mês do ano passado.

Esse crescimento é acima dos 12,5% esperados pelo aumento da mistura de 7% para 8%. Com isso, no comparativo anual a performance até novembro está 11,5% maior. Se ao desempenho se mantiver em dezembro, o setor de biodiesel pode fechar o ano perto dos 12,5% esperados.

Em comparação com outubro a produção caiu 5,8%. Mas essa redução é normal tendo em vista a sazonalidade do consumo de diesel.

Usinas
Em novembro a usina que mais produziu biodiesel foi a ADM de Rondonópolis (MT), com 26.568 m³. O último mês que a ADM do Mato Grosso ocupou a primeira colocação foi em abril. Ela tomou o posto que havia sido da Potencial em novembro. A usina paranaense caiu para a segunda colocação com uma produção muito próxima da ADM, 26.414 m³. Fechando a terceira colocação está a Granol de Anápolis (GO), com 24.434 m³ produzidos.

No acumulado do ano, a ADM do Mato Grosso mantém a liderança na produção de biodiesel, com mais de 17 mil m³ de vantagem sobre a Potencial, segunda colocada. A Oleoplan do Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição com 260.981m³ produzidos, uma vantagem de pouco menos de 2,5 mil m³ da Granol (GO).

Veja aqui os dados de produção de todas as usinas.

BiodieselBR.com