PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Praticamente estável, produção das usinas renova máxima em junho


BiodieselBR.com - 27 jul 2023 - 15:01

Foi quase imperceptível. Mas, em junho, as usinas brasileiras renovaram o recorde de produção batido em maio depois de mais de dois anos de jejum. De acordo com dados divulgados na tarde de ontem (26) pela ANP, mais de 654,8 mil m³ de biodiesel foram colocados à disposição do mercado no mês passado.

O volume está meros 1,56 mil m³ – 0,2% – acima do que havia sido registrado um mês antes. Esse foi o quarto mês seguido em que a produção mensal das usinas apresenta crescimento.

Mesmo que o nível absoluto de produção esteja num platô, houve um avanço relativo quando a comparação é feita em bases anuais. Entre maio de 2023 e maio de 2022 o avanço havia sido de 21,8% – em linha com o aumento da mistura obrigatória de B10 para B12 determinado pelo CNPE em abril. Agora, o crescimento foi de quase 29%.

Ao menos uma parte desse novo ímpeto da indústria pode ser explicado pelo mercado de diesel. Embora os números de junho ainda sejam preliminares, as vendas de diesel foram aproximadamente 5,31 milhões de m³, o que representa um aumento de 3,3% sobre ao resultado de 2022.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR