Produção e consumo

Bateu na trave. Em 2025, as distribuidoras reportaram vendas um pouquinho maiores que 69,5 milhões de m³ de óleo diesel. Este foi o quinto recorde anual seguido batido pelo mercado nacional. Em relação ao teto que havia sido fixado no ano anterior – de 67,4 milhões de m³ –, as vendas aumentaram em cerca de 2 milhões de m³, o que dá um crescimento ligeiramente acima de 3%.

Esse resultado se deve exclusivamente ao aumento nas vendas de S-10. Introduzido em 2012, o diesel de baixo teor de enxofre já representa mais de 70% do mercado nacional. No último ano, as vendas beiraram os 48,8 milhões de m³ – praticamente 3 milhões de m³ acima do resultado de 2024. Foi mais que suficiente para compensar as perdas registradas nas demais categorias.

Com esse volume, o mercado interno de diesel demandou 9,83 milhões de m³ de biodiesel em estado puro para garantir a mistura obrigatória. É – quase exatamente – o volume que foi fabricado ao longo do ano passado.

A quantidade de biodiesel efetivamente entregue foi menor: 9,6 milhões de m³. Esse resultado deixa o mercado descoberto em cerca de 236,6 mil m³.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Veja mais