Indexador BiodieselBR entra em alta na semana de fechamento de contratos do 2B
O adiamento do B15 não parece ter tido o impacto necessário para baixar os custos das usinas a tempo de gerar um alívio no custo do biodiesel que está sendo negociado por usinas e distribuidores nos contratos que irão assegurar o abastecimento do mercado nacional durante o 2º bimestre (2B) de 2025. É o que mostra o Indexador BiodieselBR, que fechou esta quinta-feira (20) em R$ 5.392,29 – seu maior valor em cerca de um mês.
Pelo desenho do sistema de contratação de biodiesel, os contratos de fornecimento precisam ser fechados até o dia 25 do mês anterior ao início de cada bimestre. Isso torna os dias que antecedem essa data-limite críticos para a cadeia. Dessa vez, o prazo se encerra na próxima terça-feira, o que reduz o número de dias úteis disponíveis para o setor.
O Indexador BiodieselBR mede quanto uma usina precisa pagar para garantir a compra do óleo de soja e metanol necessários para fabricar um metro cúbico de biodiesel e foi criado com a intenção de servir como uma baliza para o mercado.