Preços do biodiesel seguem em queda pela segunda semana
O biodiesel está um pouco mais barato. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio nacional do produto apresentou recuo de aproximadamente 1,5% na semana entre os dias 17 e 23 de novembro – o período equivale à 47ª semana (47S) do ano. Esse novo resultado aprofunda o movimento que foi iniciado na semana anterior, quando os preços cederam cerca de 0,1%.
Essa virada nos preços vem na contramão dos custos do setor. Ao menos no que diz respeito à parte dos custos cujas variações estão refletidas no Indexador BiodieselBR – óleo de soja e metanol –, fabricar biodiesel ficou 4% mais caro na última semana.
Dessa forma, a margem das usinas caiu de 27,5% para 20,7%. Em moeda corrente, a cada m³ de biodiesel vendido, as usinas retiveram R$ 1.007,86 depois de descontados os custos com as principais matérias-primas. Esse é o menor valor nas últimas cinco semanas, mas ainda está acima dos R$ 784,02 por m³ da margem média para este ano.