PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

MME e Itamaraty definem atuação conjunta sobre biocombustíveis


Assessoria MME - 13 dez 2016 - 11:35

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão trabalhando juntos na definição de políticas sobre o setor de biocombustíveis. Na última quinta-feira (08), representantes das duas pastas estiveram reunidos na sede do MME para buscar aproximar esforços em torno do planejamento do setor de biocombustíveis.

A ideia é tentar harmonizar a Plataforma do Biofuturo e o RenovaBio 2030.

A primeira delas é uma ação liderada pelo Brasil em parceria com outros 20 países que foi lançada durante a 22ª Conferência Mundial Sobre o Clima (COP 22) realizada no mês passado em Marrocos. A iniciativa pretende promover o avanço dos biocombustíveis como estratégia para o combate às mudanças climáticas no contexto do Acordo de Paris.

Já o RenovaBio 2030 é uma iniciativa que ainda está sendo formatada pelo MME, mas que tem como proposta central desenvolver um planejamento de longo prazo do setor de biocombustíveis dentro do país.

Os representantes analisaram a agenda positiva das duas iniciativas que focam no desenvolvimento energético sustentável no Brasil, associada à vocação e à liderança mundial brasileira nas de políticas de baixo carbono para o setor de transportes.

Na prática, a Plataforma para o Biofuturo vai permitir que as propostas do RenovaBio para o mercado interno tenham amplitude e sejam debatidas também no exterior. Ao mesmo tempo, o RenovaBio poderá beneficiar-se das experiências e aprendizado de outros países, por meio do diálogo internacional. "Será uma união entre a política internacional com a política interna dos biocombustíveis", explica Miguel Ivan Lacerda, diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME.

Nesta terça-feira (13), será lançado oficialmente o RenovaBio, em evento no MME com a presença do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e representantes dos diversos segmentos do etanol e biodiesel.

Com adaptação de BiodieselBR.com