Às vésperas do prazo final para o fechamento dos contratos de fornecimento entre os fabricantes de biodiesel e as distribuidoras – o prazo se encerra na próxima terça-feira (25) – para o 4º bimestre, os custos das usinas medidos pelo Indexador BiodieselBR seguem se afastando dos R$ 3.508,30 que a Petrobras vem cobrando pelo óleo diesel que produz em suas refinarias. Ontem (20), a distância entre ambos chegou a 27,1%.
Elaborado por BiodieselBR.com, o índice representa uma medida para os gastos que uma usina de biodiesel precisa para conseguir se abastecer com o óleo e o metanol necessários para a produção de um m³ de biodiesel.
Os custos do setor vinham em queda até o final do primeiro bimestre deste ano, quando reverteram a tendência e passaram a subir. Desde seu ponto mais baixo até agora, o indicador acumula alta de 36,5%. O movimento de alta chegou a perder força entre o final de abril e o começo de maio, mas voltou a ganhar tração depois disso, atingindo seu ápice na última semana, quando o Indexador BiodieselBR passou dos R$ 4.500,00 por m³.