PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Renovabio: "o maior programa de biocombustíveis do mundo", afirma ministro


Agência Brasil - 02 out 2019 - 09:07

A iniciativa do Ministério de Minas e Energia visa expandir a produção desse tipo de energia, apostando na sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Na ultima sexta-feira (20), o presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou, em suas redes sociais, os efeitos prático do Renovabio.

"A Toyota do Brasil investirá R$ 1 bilhão em sua planta de Sorocaba/SP, graças ao programa de valorização dos biocombustíveis do Governo Federal, o RENOVABIO. - Em São Paulo serão produzidos os veículos híbrido-flex (etanol/eletricidade)."

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o programa tem contribuído para reduzir a emissão de gás carbônico.

"Hoje temos o Renovabio, considerado o maior programa de biocombustíveis do mundo, que contribui muito para a descarbonização não só do Brasil, mas do planeta como um todo, com elevados investimentos e resultados bastante positivos."

Um dos focos do Renovabio é aumentar a mistura de biocombustíveis (biodiesel) no diesel, usado em caminhões e ônibus, por exemplo.

A partir deste mês, o percentual obrigatório de biodiesel no diesel brasileiro subiu de 10% para 11%.

O incentivo aos biocombustíveis beneficia não apenas o meio ambiente, mas também reduz a dependência do Brasil em relação aos derivados de petróleo, como explica a superintendente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ngela Costa.

"O Brasil é autossuficiente em petróleo, nos tornamos exportadores já há alguns anos, porém não somos em derivados de petróleo, ainda temos a necessidade de importar.

Os biocombustíveis então contribuem para redução de emissão de gases, para a geração de empregos no Brasil e também para melhoria da balança comercial.

Eles têm esse importante papel também da segurança no abastecimento", explicou.

Vantagens

O Renovabio já gera efeitos na cadeia de produção energética brasileira. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2019, a demanda por etanol cresceu quase três bilhões de litros.

E, com o aumento da mistura no diesel, a demanda deve crescer ainda mais, com expectativa de acréscimo em 200 milhões de litros.

Até 2030, os investimentos no setor devem totalizar R$1,4 trilhão.

Os biocombustíveis também estimulam a competição na oferta de combustíveis, o que reduz os preços para o consumidor.

Outro benefício é que esse tipo de combustível contribui para a geração de energia elétrica a partir de biomassa.

Em 2018, a energia elétrica oriunda dessa fonte correspondeu a 27% da geração de Itaipu e totalizou 26.441 gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para atender a demanda de uma cidade de um milhão de habitantes por 10 anos.