PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Número de CBios já é suficiente para cumprir metas do RenovaBio


BiodieselBR.com - 19 nov 2020 - 19:23

Já há Créditos de Descarbonização (CBios) suficientes no mercado para garantir o cumprimento das metas de descarbonização impostas pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio). Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nessa quinta-feira (19) o mercado de descarbonização atingiu a marca de 15 milhões de títulos.

Pela meta estipulada em setembro pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), as distribuidoras estão obrigadas a adquirir um pouco menos de 14,9 milhões de créditos.

Em todos esses CBios estão acessíveis, o site da B3 indica que o mercado conta com um estoque de 14 milhões de CBios. Destes 7,89 milhões já estão em posse de distribuidores, 36,2 mil estão nas mãos de outras partes e cerca de 6 milhões ainda estão à espera de comprador.

Além destes, cerca de 455,9 mil CBios foram ‘aposentados’. Ou seja, eles foram retirados do mercado para abater nas emissões de carbono de seus proprietários.

A conta fecha quanto se somam os pré-CBios que já foram lastreados pelos fabricantes de biocombustíveis na Plataforma CBio e só esperam serem escriturados para poderam entrarem no mercado.

Judicialização

Ontem (18), a Brasilcom entrou com um mandado de segurança pedindo que as metas de descarbonização de suas associadas seja reduzida pela metade.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da ANP  

Tags: Renovabio CBIO