Com 28,1 milhões de créditos de descarbonização (CBios) disponíveis para compra e venda, o programa RenovaBio já possui um excedente de títulos para 2025. Considerando os 2,3 milhões de créditos que foram retirados de circulação de forma antecipada e os 16,15 milhões que foram aposentados desde 1º de abril, o volume é de 46,54 milhões.
Assim, o número de créditos disponibilizado ao mercado já supera – ainda que por apenas 172,86 mil CBios – a meta de 46,37 milhões rateada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre as distribuidoras que atuaram no mercado de combustíveis fósseis ao longo de 2023. O prazo para cumprimento do objetivo é 31 de dezembro.
Segundo a Bolsa de Valores Brasileira (B3), única entidade registradora do programa, 1,88 milhão de CBios foram aposentados na primeira quinzena de novembro. Esta quantidade é relativamente próxima dos 1,87 milhão de créditos registrados no mesmo período do ano passado, quando o prazo para entrega das metas era apenas ao final de março do ano seguinte.