PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

ANP sofre tentativa de ataque cibernético e está com sistemas fora do ar


BiodieselBR.com - 05 ago 2022 - 15:37

Alguns sistemas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estão fora do ar. Segundo informações recebidas por BiodieselBR.com, desde ontem (04) diversas empresas da cadeia vêm enfrentando dificuldades para acessar tanto o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) quanto o Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (Simp). Ambos para fundamentais para o funcionamento normal da cadeia de combustíveis como um todo.

BiodieselBR.com fez diversas tentativas ao longo da tarde de hoje de acessar os dois sistemas sem sucesso.

O SEI é o sistema que os agentes do mercado usam para acompanhar os processos administrativos da agência – desde autos de infração até o andamento da conceção de autorizações. Só isso já seria bastante problemático. O Simp, no entanto, é usado obrigatoriamente por praticamente todo os agentes do setor para comuniquem à ANP sobre as quantidades de combustíveis que estão sendo movimentadas pelos país.

É por meio desse sistema, por exemplo, que as usinas informam a quantidade de biodiesel fabricada. As distribuidoras são obrigadas a mandar até o dia 15 os dados de movimentação de produtos do mês anterior. É comum que as empresas mandem os dados antecipadamente para terem a chance de identificar e corrigir eventuais inconsistências.

Ataque

Por meio de sua assessoria de imprensa da agência reguladora confirmou que os sistemas estão inoperantes. Segundo nota encaminhada por e-mail, houve uma “tentativa de ataque cibernético” contra a agência. “Como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação de riscos à segurança”, informa a nota.

Em seu contato com a agência, a reportagem de BiodieselBR.com também questionou se havia alguma previsão para a normalização dos serviços, mas, até o horário de publicação deste texto, não obteve resposta.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com