PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Primeira reunião do Comitê RenovaBio tem objetivo de ‘nivelar informações’


BiodieselBR.com - 29 mar 2018 - 11:27

O Ministério de Minas e Energia (MME) já iniciou seus trabalhos como coordenador do Comitê RenovaBio, grupo interministerial que irá sugerir as metas nacionais da nova Política Nacional de Combustíveis (RenovaBio) e acompanhar o mercado para assegurar o funcionamento do programa.

Na segunda-feira (26), o ministério lançou uma portaria que formalizou os membros do comitê, os objetivos do grupo e algumas diretrizes, além de estabelecer um cronograma de reuniões. Na sequência, já foram enviados ofícios solicitando que os demais ministérios participantes estabeleçam seus representantes para o comitê e suplentes.

O primeiro desses encontros deve acontecer na próxima segunda-feira (2) e deve ocupar a agenda dos representantes durante todo o dia, das 9h30 às 18h.

De acordo com a pauta, a manhã deverá ser praticamente toda dedicada a conversas expositivas sobre o programa. Serão apresentados: uma definição do RenovaBio para ‘nivelamento de informações’, a função do Comitê e os prazos que já foram definidos pelo decreto presidencial assinado em 15 de março.

Além disso, também deve ser estabelecido um plano de trabalho e um cronograma detalhado para o Comitê, com foco na primeira definição das metas de redução das emissões de gases causadores de efeito estufa. Os participantes ainda serão informados sobre a consulta pública que deve acontecer durante esse processo.

Após o intervalo do almoço, a reunião deve continuar com uma exposição do MME sobre o modelo de análise das metas. Também serão detalhadas as premissas que foram consideradas e, após ambos os casos, haverá espaços de meia hora para discussão.

A reunião deve ainda incluir uma apresentação e uma deliberação sobre pontos a serem aperfeiçoados.

Tags: Mme Renovabio