PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Odacir Klein assume a câmara setorial de biodiesel


Agência Estado - 25 abr 2012 - 08:48 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
camara setorial-Odacir-Klein copy2
O ex-ministro ministro dos Transportes Odacir Klein tomou posse nesta terça-feira, 24, como novo presidente da câmara setorial de oleaginosas e biocombustíveis do Ministério da Agricultura. A posse ocorreu durante reunião ordinária da câmara, com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Uma das prioridades do novo presidente será promover ampla discussão para criar um novo marco regulatório do setor, com o objetivo de aumentar a mistura obrigatória do biodiesel no diesel fóssil, atualmente em 5%.

Klein afirmou que o aumento da mistura irá estimular a diversificação de matérias-primas e o incentivo à agricultura familiar, vinculados à melhor qualidade ambiental e de saúde pública. O ex-ministro disse que durante a reunião o coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, apresentou estudo propondo o aumento da mistura para 10% até 2020. A proposta será analisada pelos diversos ministérios que tratam da questão e quando os estudos forem concluídos o governo federal encaminhará um projeto de lei com o novo marco regulatório para o Congresso Nacional.

Klein, que desde 2007 preside a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), explicou que a capacidade instalada de produção é atualmente de 7 bilhões de litros por ano. Para atender à mistura de 5% as indústrias produzem 2,6 bilhões de litros por ano, que corresponde a 37% da capacidade instalada. 
Tags: Odacir klein