PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ministro de Minas e Energia propõe criação de Agência Global de Biocombustíveis


Assessoria MME - 19 jan 2024 - 09:25

O ministro Alexandre Silveira propôs nesta quinta-feira, 18, durante reunião com autoridades de países que compõem a Aliança Global dos Biocombustíveis, a criação de uma agência global que concentre os esforços para o fomento da adoção desses combustíveis renováveis na matriz energética mundial.

Segundo o ministro, a presidência do Brasil no G20 irá reafirmar o potencial e protagonismo brasileiro na produção de biocombustíveis, se tornando palco para consolidá-los em todo o mundo. O encontro foi realizado em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.

“Agora que o Brasil assumiu a presidência do G20, nós temos o foro necessário para consolidar os biocombustíveis como importantes vetores de promoção da transição energética. E o Brasil tem cumprido o seu papel como líder e grande produtor de biocombustíveis”, defendeu Silveira.

Ele ainda seguiu: “Nós criamos mandatos para o diesel verde, para o combustível sustentável de aviação (SAF), vamos aumentar a mistura do etanol e do biodiesel, reduzindo a dependência dos derivados fósseis. Esse mercado vai cumprindo a sua missão, tanto econômica quanto social e da sustentabilidade”.

O diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, que também participou do encontro, reconheceu o comprometimento do governo brasileiro com o desenvolvimento do setor de biocombustíveis e a sua importância na promoção da descarbonização da matriz de transportes, com o etanol e biodiesel. Ele ainda citou as possibilidades do biogás para geração de energia elétrica e biometano como substituto do gás natural em todos os seus usos.

A reunião foi presidida pelo ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri. Também participou o chefe do Centro de Energia e Materiais e membro do comitê executivo do Fórum Econômico Mundial, Roberto Bocca.

Durante a reunião, Silveira apresentou o Programa Combustível do Futuro como a “maior iniciativa de descarbonização da mobilidade do planeta”. A proposta feita pelo Ministério de Minas e Energia (MME) está em tramitação no Congresso Nacional e inclui a integração das políticas públicas de mobilidade e adoção da metodologia da análise do ciclo de vida do combustível do poço à roda.

O programe também introduz o SAF e o diesel verde na matriz energética; cria o marco legal para atração de investimentos na captura e estocagem de CO2; e aumenta a mistura do etanol na gasolina para 30%.

O ministro, durante a COP 28, ainda anunciou o aumento do teto do teor de biodiesel no diesel dos atuais 15% para 25%. A expectativa é que o setor receba R$ 200 bilhões em investimentos até 2037.