PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Frente parlamentar compara resultados da Aprobio e Ubrabio [Atualizado]


BiodieselBR.com - 06 dez 2011 - 09:13 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 13:55

O website da Frente Parlamentar do Biodiesel apresentou um registro no mínimo inesperado sobre a competição do setor de biodiesel durante o 24º leilão da ANP. Uma série de seis gráficos postados ontem, compara as vendas de biodiesel em função das entidades às quais cada uma das empresas participantes do certame são filiadas.

Os gráficos dividem o setor do biodiesel em quatro facções: a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), as empresas que não são filiadas a nenhuma das duas (listadas como outros) e a Petrobras Biocombustível que aparece como um grupo a parte.

Essencialmente, a frente parlamentar comparou os desempenhos absolutos e relativos de cada um dos quatro grupos que participou do leilão em três quesitos: número de empresas; capacidade autorizada e vendas.

Comparando os números fica evidente que, embora a Aprobio domine o mercado em todos os aspectos, a Ubrabio ficou com uma participação maior por empresa.

Segundo os dados apresentados pela Frente Parlamentar do Biodiesel, a Aprobio concentra quase 72% do número de usinas, 54,8% da capacidade autorizada e fechou o 24º leilão com 58,4% das vendas. Já a Ubrabio com apenas 15,6% das empresas e 22,8% da capacidade ficou com 30,1% das vendas.

A PBio também não se saiu nada mau. Com apenas 6,8% da capacidade autorizada, a estatal abocanhou quase 10,5% das vendas. Resta saber se a estatal continuará apresentando prejuízo milionário em seu balanço anual.

Quem levou uma verdadeira surra foi o grupo das “outras” que representa 9,4% das concorrentes e mais de 15,5% da capacidade instalada, mas arrematou apenas 1% do volume comercializado.

Atualização 06/12/2011 - 17h00: O site da frente parlamentar retirou do ar o post com a comparação entre a Ubrabio e a Aprobio. Um screenshot da página pode ser acessado aqui.

A BiodieselBR elaborou um resumo dos inusitados gráficos apresentados pela frente parlamentar:
(clique na imagem para ampliar)



Os dados do gráfico são da frente parlamentar do biodiesel
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: L24