PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Bolsonaro fala em rever política de preços da Petrobras


Estadão Conteúdo - 17 mai 2019 - 08:44

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (16) que pode rever a política de preços da Petrobras se não houver prejuízos para a estatal. A declaração foi feita em Dallas, no Texas, durante a transmissão semanal ao vivo do presidente no Facebook.

"O pessoal reclama do preço da gasolina a R$ 5. E eles me culpam, atiram para cima de mim o tempo todo. O preço do combustível é feito lá pela Petrobras. Leva em conta o preço do barril de petróleo lá fora, bem como a variação do dólar. Lógico que se a gente puder rever isso aí sem prejuízo para a empresa, sem problema nenhum, às vezes, a política pode ter algum equívoco", disse o presidente.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que acompanhou Bolsonaro na transmissão, afirmou que o preço dos combustíveis no País só poderá ser reduzido quando houver "maior produção, quando não formos dependentes do petróleo que hoje ainda continuamos exportando e importando".

Em abril, Bolsonaro admitiu ter ligado para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para que a estatal desistisse do aumento do preço do diesel nas refinarias. "Eu liguei para o presidente sim. Me surpreendi com o reajuste de 5,7%. Não vou ser intervencionista. Não vou praticar a política que fizemos no passado, mas quero os números da Petrobras", afirmou à época o presidente.

O reajuste foi cancelado e, depois do episódio, a empresa perdeu R$ 32 bilhões em valor de mercado.

A Petrobras, em março, havia se comprometido a congelar o preço do óleo diesel por pelo menos 15 dias. Por causa da política de preços dos combustíveis, os caminhoneiros pararam o País, em maio do ano passado. Neste início de ano, com o petróleo em alta, o diesel voltou a ser uma ameaça.

Mariana Haubert e Beatriz Bulla – Estadão Conteúdo