PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Assessor de Guedes é o mais cotado para assumir a Petrobras após desistência de Pires


O Globo - 05 abr 2022 - 10:43

Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade é o nome mais cotado para assumir a presidência da Petrobras com a desistência do consultor Adriano Pires.

[O nome é defendido por ministros do governo e ele já foi entrevistado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Assessor do ministro Paulo Guedes, o nome de Paes de Andrade volta a ser ventilado no governo para assumir o comando da estatal. Ele estava entre os cotados para o posto desde antes da queda de Joaquim Silva e Luna, general da reserva. Foi uma indicação de Guedes, mesmo que ele venha dizendo que não quer se envolver no assunto.

Bolsonaro decidiu demitir Silva e Luna por conta da alta dos preços dos combustíveis em um ano eleitoral. Inicialmente, o nome escolhido para o cargo foi de Adriano Pires, consultor que tinha apoio do centrão — grupo de partidos que apoia Bolsonaro. Pires, porém desistiu.

Caio Paes de Andrade pode ser uma solução caseira adequada para este momento. Ele foi presidente do Serpro (estatal de dados do governo) e, com isso, já se descompatibilizou de investimentos e empresas – situação que levou Pires a declinar do convite.

O secretário é um gestor de confiança inclusive de Bolsonaro e tem como vitrine a implantação do sistema Gov.br, que reúne serviços digitais do governo federal.

Caio Mario Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

Manoel Ventura e Geralda Doca – O Globo