PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Soja vai aumentar preço do biodiesel no leilão da ANP


Folha de S.Paulo - 09 ago 2012 - 16:34
preco soja_leilao_090812
O próximo leilão de biodiesel da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), cujo edital será publicado amanhã, terá um preço de referência maior do que o último leilão, devido ao aumento do preço da soja no mercado internacional.

O biodiesel brasileiro é 80% feito a partir da soja e o restante de gordura animal (15%), óleo de fritura (0,71%) e óleo de algodão (3%) entre outros materiais graxos.

De acordo com o diretor da ANP Allan Kardec, o preço da soja tem subido em Chicago, mercado usado como referência para o preço do leilão da autarquia.

O aumento do preço do biodiesel ocorre em um momento em que os produtores pedem maior mistura do combustível ao diesel, hoje limitado a 5% do litro vendido, e também quando o governo luta para conter a inflação.

O diesel teve também dois aumentos recentes de preço, elevando por consequência os fretes. No final de junho houve ajuste de 3,94% nas refinarias e no dia 16 de julho de 6%.

Kardec informou que a ANP vai recomendar ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) que não aumente o percentual da mistura no diesel até pelo menos 2014.

Denise Luna e Lucas Vettorazzo
Tags: L27 Leilão