BiodieselBR
Publicidade

Leilão Complementar 68 comprará apenas biodiesel para outubro

Edital e cronograma da rodada complementar do L68 foram divulgados hoje pela ANP

BiodieselBR.com 3 min de leitura

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nessa segunda-feira (19), o edital com as regras e o cronograma que vão valer para o 68º Leilão de Biodiesel Complementar (L68C). A decisão de promover uma rodada adicional para suplementar a oferta de biodiesel foi anunciada pela ANP na noite desta última quinta-feira (15) depois que ficou claro que os volumes disponibilizados pelas usinas na Etapa 2 não dariam conta da demanda.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nessa segunda-feira (19), o edital com as regras e o cronograma que vão valer para o 68º Leilão de Biodiesel Complementar (L68C). A decisão de promover uma rodada adicional para suplementar a oferta de biodiesel foi anunciada pela ANP na noite desta última quinta-feira (15) depois que ficou claro que os volumes disponibilizados pelas usinas na Etapa 2 não dariam conta da demanda.

As distribuidoras virtualmente esgotaram todo o biodiesel colocado à venda no L68. As compras totalizaram 1.138,4 mil m³ o que representa 99,8% do volume ofertado.

Sem grande urgência

Pelo que se pode ver dos documentos, nem a ANP e nem governo federal parecem ter um sentimento de urgência em relação ao novo certame.

Embora as negociações do L68C devam acontecer dentro de pouco mais de duas semanas – as usinas habilitadas farão suas ofertas no dia 04 de setembro e as distribuidoras farão as aquisições nos dias 05 e 06 de setembro – as entregas só acontecerão durante o mês de outubro.


Regras

Conforme BiodieselBR.com havia antecipado na manhã de hoje, as regras que vão valer para o L68C não vão diferir muito das que foram praticadas na rodada complementar do L39.

Todas as usinas que participaram das rodadas regulares do L68 e que não venderam toda sua capacidade produtiva, não têm que fazer mais nada. Elas estão automaticamente habilitadas para o L68C. Juntas, e já considerando os limites impostos pelo novo edital, elas poderão colocar à venda um pouco mais de 117 milhões de litros de biodiesel se assim desejarem.

Outras usinas que não tenham se habilitado para o leilão regular tem até a próxima quinta-feira (22) para encaminharem sua documentação. O caso mais notório é o da Prisma que teve sua habilitação negadas pela ANP por não ter atingido a performance exigida nas entregas do L65. Se conseguir reverter a inabilitação, a usina poderá aumentar a oferta em 6 milhões de litros.

Os preços de referência serão os mesmos que valeram para o processo regular. O processo terá as mesmas etapas de um leilão regular.

25%

Além do limite para as ofertas, as distribuidoras também não poderão comprar um volume superar à 25% do que já compraram nas rodadas regulares do L68.

Essa barreira, no entanto, dificilmente terá qualquer efeito prático sobre o resultado final do L68C. As compras já feitas autorizariam a comercialização de 264,6 milhões de litros de biodiesel, bem acima da capacidade real de oferta das usinas.

O edital do L68C pode ser baixado clicando aqui. O cronograma completo do certame pode ser baixado clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Compartilhar: