PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

ANP decide continuar a Etapa 2 do Leilão 66


BiodieselBR.com - 04 abr 2019 - 16:23 - Última atualização em: 05 abr 2019 - 10:11

Embora não fizesse parte da pauta oficial, a novela em torno do 66º Leilão de Biodiesel foi brevemente debatida durante a reunião de hoje (04) Diretoria Colegiada da ANP. O encontro foi aberto por volta das 13h – antes mesmo da votação da ata da reunião anterior que, tradicionalmente, inicia os trabalhos – com a leitura de um comunicado que reforça a decisão da agência pela reabertura da Etapa 2 do processo que está negociando o biodiesel a ser consumido no terceiro bimestre.

O texto lido pelo diretor Felipe Kury confirma a explicação que já havia sido dada pela ANP de que foram registradas instabilidades no sistema da Petronect durante os cinco minutos finais da Etapa 2 e acrescenta que “houve manifestação formal de uma das usinas participantes” que não conseguiu ajustar os preços de suas ofertas.

Embora ainda não tenha revelado a identidade dessa usina, essa é a primeira vez em que a ANP confirma que um fabricante formalizou de fato uma reclamação a respeito do problema constatado no certame.

Reabertura

No mais, o texto reafirma a argumentação contida no Aviso VII no qual a ANP informou o mercado de sua decisão de reabrir parcialmente a Etapa 2 permitindo que as usinas reajustem os preços de suas ofertas.

Como a ANP está considerando esta uma prorrogação da segunda rodada da Etapa 2, as usinas participantes poderão – em teoria – tanto reduzir quanto aumentar os preços em relação aos que haviam sido fixados na segunda-feira. O processo será realizado amanhã (05) entre as 14h e 15h.

Com mais essa mudança, as rodadas de aquições das distribuidoras serão abertas apenas na segunda-feira (08).

O comunicado da ANP pode ser acessado clicando aqui. Já no novo cronograma do L66 pode ser acessado clicando aqui.

Atualiação às 17h25: A ANP publicou a íntegra do comunicado lido durante a Reunião da Diretoria Colegiada e um novo cronograpa para o 66º Leilão de Biodiesel. O texto foi modificado para refletir essas informações.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Tags: Anp Etapa 2 L66