Participação das maiores distribuidoras no mercado nacional de combustíveis recuou para seu menor patamar em mais de uma década
Embora, de um modo geral, o mercado brasileiro de combustíveis tenha virado a página de sai crise mais aguda com a retomada das vendas no ano passado – crescimento de 0,9% no diesel e de 0,5% para o setor como um todo. As associadas da Plural não parecem ter sentindo melhora. Segundo dados do anuário publicado pela entidade, as vendas das maiores distribuidoras do país encolheram pelo terceiro ano consecutivo.
Embora, de um modo geral, o mercado brasileiro de combustíveis tenha virado a página de sai crise mais aguda com a retomada das vendas no ano passado – crescimento de 0,9% no diesel e de 0,5% para o setor como um todo. As associadas da Plural não parecem ter sentindo melhora. Segundo dados do anuário publicado pela entidade, as vendas das maiores distribuidoras do país encolheram pelo terceiro ano consecutivo.
Somadas as vendas da BR, Ipiranga, Raízen e Air BP ficaram na casa dos 86,8 bilhões de litros. A queda é de 5,4% em relação às vendas de 2016 e já acumulam impressionantes 17% de contração em relação ao pico – 104 bilhões de litros em 2014.
A última vez em que a Plural apresentou vendas são baixas foi em 2010. Naquele ano, as associadas da entidade – que, então, ainda se chamava Sindicom – movimentaram 83,3 bilhões de litros.
Crescimento
Enquanto as grandes amargavam outro ano ruim, as demais distribuidoras continuam avançando. No ano passado, elas foram as responsáveis pela venda de 37,8 bilhões de litros de combustíveis registrando um crescimento de robustos 17,8% sobre o resultado de 2016.
Para as distribuidoras menores, na verdade, a crise que assombrou a economia brasileira nos últimos anos mal foi sentida. Mesmo no período duro da turbulência – os anos de 2015 e 2016 – essas empresas continuaram aumentando suas vendas.
Participação
Esse movimento vem fazendo com que a Plural perca participação. Pela primeira vez desde 2007, a fatia das grandes distribuidoras encerrou um ano abaixo de 70% do mercado de combustíveis.
De 2013 para cá, as associadas da Plural perderam quase 10 pontos percentuais de market share para distribuidoras de fora do grupo.
Diesel
Embora com um pouco menos de intensidade que no restante do mercado, a dianteira da Plural no segmento diesel também vem se reduzindo nesses últimos anos. Em 2015, as maiores distribuidoras chegaram a concentrar 79,2% das vendas desse derivado. Já no ano passado tarde, o percentual ficou em 73,2%.
De 2014 para cá, o volume de diesel movimentado pelas distribuidoras da Plural caiu de forma constante. No total, a contração fica um pouco abaixo dos de 15,5% fechando 2017 com 40,1 bilhões de litros.
Já as demais distribuidoras tiveram uma queda inicial de 5,5% em 2015, mas logo retomaram o crescimento. No acumulado do período, as vendas aumentaram cerca de 16,7%
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com