Motores

O Brasil será a sede do primeiro centro de pesquisas dedicado aos biocombustíveis da Toyota. A iniciativa foi informada ontem (03) a jornalistas pelo presidente da operação brasileira, Evandro Maggio, e faz parte do ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões que a montadora japonesa deve fazer no país até 2030.

O novo centro será sediado em Sorocaba (SP) – uma das três unidades industriais que o grupo mantém no país – e já teve sua equipe montada. No total, 40 engenheiros vão trabalhar para desenvolver tecnologias que tiram proveito dos biocombustíveis para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) dos veículos.

Não foi divulgado o valor do investimento nessa iniciativa.

Diversificação

Enquanto outras montadoras vêm perseguindo a eletrificação pura, a Toyota se tornou uma pioneira na associação de motores flex e tecnologia híbrida. Além disso, pretende expandir as pesquisas na área também para o biometano.

“Nossa experiência de biocombustíveis no Brasil é muito grande, envolvendo em especial com o uso do etanol, alternativa supercompetitiva com o carro elétrico se considerar o ciclo total das emissões”, disse o executivo.

No ano passado, a Toyota apresentou o protótipo de uma picape adaptada para rodar com biometano. A montadora vê esse biocombustível como uma solução para aplicações específicas em ambientes agrícolas e industriais.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações AutoData e AutoIndústria
 

Veja mais