PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Toyota admite fraude em motores a diesel e suspende vendas de veículos


Autoesporte - 30 jan 2024 - 10:23

A Toyota Industries Corporation, um braço da fabricante japonesa de veículos, divulgou nesta segunda-feira (29) um comunicado em que confirma que fraudou testes de motores a diesel a fim de obter resultados melhores de potência e torque nas certificações.

Além da confissão, a empresa também anunciou que vai suspender a venda de vários modelos de veículos em todo o mundo. Da lista divulgada pela Toyota, a Hilux é a única oferecida no Brasil. Autoesporte procurou a empresa, que afirmou estar "averiguando se as unidades fabricadas/comercializadas em nossa região estao ou não envolvidas neste anúncio".

Hilux segue à venda no Brasil

A empresa também disse que a picape, que chega ao Brasil importada da Argentina, segue à venda normalmente enquanto as investigações são realizadas. Além da Hilux, a Toyota citou outros seis modelos de veículos e duas famílias de motores a diesel. São eles: Hiace, Granace, Land Cruiser Prado, Dyna/Dutro e Land Cruiser.

No comunicado, a Toyota afirma que "foi descoberto que, no decorrer dos testes, ajustes foram feitos no sistema de injeção de combustível para melhorar os resultados de potência e curva de torque" e deu três causas para que isso tivesse acontecido:

Falta de comunicação com a Toyota Motor Company: O desenvolvimento e os testes dos motores diesel foram conduzidos sem procedimentos básicos de comunicação e alinhamento da empresa;

Falta de conformidade (compliance institucional): Em todo o processo envolvendo as fraudes nos motores a diesel, a Toyota falhou em assegurar os valores de “compliance”: segurança, qualidade, quantidade e custo. A empresa também reconhece que falhou ao não detectar dados imprecisos.

Ineficiência em manter os processos necessários para o cumprimento de leis e regulamentos: Não havia um departamento dedicado à certificação para leis domésticas. Os processos de regulação estavam inclusos em regras internas. Sobretudo, não havia profissionais designados a conferir o desenvolvimento do ponto de vista de “compliance”. Também não houve fiscalização do cronograma dos departamentos de qualidade.

Já o Ministério da Indústria e dos Transportes do Japão anunciou que fará inspeções em toda a linha de motores da Toyota e tomará "medidas rigorosas" contra a empresa. Além dos automóveis, a Toyota também admitiu ter manipulado motores de empilhadeiras e outros equipamentos industriais.

Toyota novamente envolvida em escândalos

A Toyota esteve envolvida em outra polêmica há pouco tempo, mais especificamente em 2023. A subsidiária tailandesa da fabricante enviou uma unidade da nova geração do Yaris Ativ para testes de colisão com reforços estruturais nas colunas e nas portas.

O problema é que este reforço lateral não consta no projeto original do carro distribuído aos clientes. Após investigações, as autoridades tailandesas descobriram que engenheiros da Toyota modificaram apenas a unidade enviada para os crash tests, com o objetivo de extrair uma nota melhor.

A matriz da Toyota no Japão assumiu o erro e mandou interromper tanto a produção quanto a entrega do Yaris Ativ na Tailândia. Vale lembrar que este modelo não tem relação com o Yaris nacional, produzido em Sorocaba (SP).

André Paixão e Cauê Lira – Autoesporte