PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Marcopolo vai produzir ônibus elétrico Attivi no Espírito Santo em 2024


Estadão - 08 dez 2023 - 09:40

A Marcopolo vai concentrar a produção do ônibus elétrico Attivi na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo. A informação foi dada ao Estradão pelo CEO da companhia, André Armaganijan. Para isso, a fabricante anuncia investimento de R$ 50 milhões. O montante contempla a expansão da fábrica capixaba, bem como a modernização dos processos. Afinal, a unidade vai receber a produção de veículos de maior valor agregado.

Conforme Armaganijan, com a eletrificação, a Marcopolo vai aumentar a complexidade na produção dos veículos. Por essa razão, os investimentos incluem novos ferramentais. Da mesma forma, vai fomentar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais.

"A fábrica de São Mateus foi escolhida por ter um layout que permite sua expansão. Além disso, colocamos como estratégia que local seria uma fábrica de produção de micro-ônibus e ônibus urbanos. Mas, agora, a tendência no urbano é a eletrificação", explica o executivo.

Além disso, a fábrica do Espírito Santo fica em uma região estratégica do ponto de vista logístico. Isso porque permite a entrega de veículos para diversas regiões do País com agilidade, graças à infraestrutura portuária. Isso também favorecerá a exportação.

Fábrica de São Mateus permitirá ampliar o portfólio

Vale lembrar que as operações no Espírito Santo começaram em novembro de 2014, mas apenas com produção de ônibus a diesel. Seja como for, a estrutura se soma às duas outras fábricas da Marcopolo no País. Assim como outras seis pelo mundo. Mas a planta capixaba é a mais moderna. Assim, a Marcopolo vai manter a produção dos micro-ônibus e dos ônibus urbanos diesel, além dos elétricos. Hoje, a unidade produz 19 veículos por dia.

Com as atualizações que serão feitas ao longo de 2024, a produção vai subir para 26 ônibus por dia. Além disso, a produção do Attivi em São Mateus vai gerar a contratação de mais 200 funcionários. Atualmente, a unidade empresa 2 mil pessoas.

Attivi fecha 2023 com 130 unidades fabricadas

A planta vai produzir o Attivi Integral, bem como o chassi. Por ora, o Attivi continua a ser feito na unidade da Marcopolo em Caxias do Sul (RS). A fabricante encerra este ano com 130 unidades fabricadas. E pelo menos até o 1º semestre de 2024, a produção permanece no Sul. Em São Mateus, o Attivi passa a ser fabricado a partir do 2º semestre de 2024.

Seja como for, a Marcopolo não descarta a possibilidade de novas versões elétricas. Por isso, deve desenvolver em breve versões de micro-ônibus e ônibus articulados elétricos. Ademais, ônibus híbridos e hidrogênio também são soluções em estudo. A marca tem parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e já testa a versão a hidrogênio.

"A eletrificação vai ampliar como negócio no Brasil e no mundo. Mas hoje estamos focados nesse segmento, porque tem muita renovação para acontecer. Mas, claro, à medida que o mercado demandar por demais modelos, estaremos presentes. Seja como Marcopolo ou com os nossos parceiros", diz o CEO da empresa.

Andrea Ramos – Estadão{/viewonly}