PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

ANP vai realizar workshop sobre a qualidade do biodiesel


BiodieselBR.com - 14 out 2021 - 14:43

A qualidade do biodiesel no Brasil vai ser tema central do Workshop Projeto Biodiesel. Marcado para acontecer na manhã desta sexta-feira (15), o evento está sendo organizado para apresentar os resultados iniciais de ações de fiscalização do mercado desenvolvidas ao longo dos últimos meses pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nos últimos meses a qualidade do biodiesel voltou a ser um ponto de atrito dentro da cadeia. Em meados de maio passado, um grupo formado por 9 entidades empresariais dos setores automotivo e de distribuição publicou uma nota conjunta na qual afirma que o biodiesel tem efeitos negativos sobre a qualidade do óleo diesel vendido no país e vem causando danos a máquinas e motores.

As entidades vêm se posicionando contra a continuidade dos aumentos da mistura já previstos pela Resolução 16/2018 que fixa um cronograma para a adoção do B15 a partir de março de 2023. Algumas das entidades envolvidos tem, inclusive, defendido que o nível de adição de biodiesel ao diesel fóssil seja cortado dos atuais 13% para ‘10% em definitivo.

Respostas

A ANP tem agido para tentar pacificar os ânimos.

Nos últimos meses, a agência vem trabalhando numa nova especificação para o produto que responde à algumas das críticas levantadas.

Adicionalmente, a agência vai lançar o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio) pçara monitorar de forma permanente a qualidade tanto do biodiesel puro quanto do óleo diesel e suas diversas misturas. O workshop vai apresentar os primeiros resultados dessa iniciativa.

O encontro será aberto a partir das 10h00 dessa sexta-feira (15) e terá transmissão ao vivo no canal da ANP no YouTube.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa