PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

Petrobras vende primeiro lote de diesel coprocessado


BiodieselBR.com - 29 set 2022 - 17:14

A Petrobras informou nessa quinta-feira (29) ter completado sua primeira venda de uma carga de diesel coprocessado. Segundo a assessoria de imprensa da petroleira, foram comercializados 1,5 mil m³ do produto que é fabricado processando correntes de petróleo com uma parcela de óleos e gorduras renováveis nas refinarias.

O novo produto vem sendo chamado pela Petrobras de Diesel RX. O X é substituído pelo número do percentual de conteúdo renovável que possui em sua formulação. O lote em questão foi fabricado na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Curitiba, e tem 5% de biomassa – Diesel R5.

A identidade dos compradores não foi informada.

Declaração

O lote comercializado foi acompanhado por uma declaração que indica a redução das emissões de gases do efeito estufa gerada. Pelas contas da petroleira, cada 9,5 mil litros de Diesel R5 evita a emissão de uma tonelada de gás carbônico quando comparado ao diesel fóssil puro.

Embora a tecnologia para fabricar diesel coprocessado tenha sido pateada pela Petrobras em 2006, foi só em 2020 que a petroleira voltou a demonstrar interesse pela tecnologia. O produto faz parte de um investimento de US$ 600 milhões previsto em seu plano estratégico 2022-2026.

As gestões da Petrobras para que seu diesel coprocessar passe a ser contado para o cumprimento da meta de mistura obrigatória de biodiesel tem gerado atritos com as entidades que representam o setor.

No momento, as distribuidoras que adquiriam o produto terão que adição dos 10% de biodiesel éster, conforme estabelece a legislação atual.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com