PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Natureza

Limpeza de arroio contaminado com biodiesel deve levar uma semana


RuralBR - 07 fev 2013 - 10:55 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
rioantas limpeza_1_070213
O trabalho de limpeza para retirar o óleo derramado nessa terça (05) no arroio Jaboticaba, na cidade Veranópolis (RS), ainda deve demorar uma semana. O corpo d’água foi contaminado por material que vazou a partir da usina de biodiesel da Oleoplan. A maior preocupação é que a contaminação chegue ao Rio das Antas.

A causa do acidente ainda é desconhecida, mas a suspeita é de que o material teria vazado em função do rompimento de um duto que liga dois tanques da planta. Como a companhia foi construída sobre um aterro, isso teria facilitado a infiltração do óleo no solo.

Equipes da Polícia Ambiental, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e do Ministério Público monitoram a área. Equipamentos de sucção são utilizados para a retirada do produto e boias de contenção com serragem foram colocadas para evitar que o biodiesel se espalhe.

O caso está sendo investigado e preocupa as autoridades. A quantidade de óleo derramado e os danos ao meio ambiente ainda não foram totalmente dimensionados. O terceiro batalhão ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo realizou na manhã desta quarta (06), uma vistoria na empresa.

Com adaptações BiodieselBR.com