Ontem (17), a Petrobras anunciou a aprovação do Projeto Piloto de CCS São Tomé –primeiro projeto-piloto de captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês) com integração completa do Brasil. A iniciativa será instalada em Macaé (RJ).
O projeto conta com infraestrutura para captura, transporte e armazenamento geológico do gás carbônico num reservatório salino profundo na região de Barra do Furado, em Quissamã (RJ). O objetivo da empresa é capturar até 100 mil toneladas de CO2 anualmente ao longo de três anos.
O projeto deve se tornar operacional em 2028.
Segundo a diretora de Transição Energética e sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano, o projeto tira proveito de tecnologias desenvolvidas pela Petrobras para viabilizar empreendimentos offshore. “Essa iniciativa é mais um passo concreto da Petrobras na construção de soluções climáticas eficazes”, destaco.
Por ser o primeiro projeto do tipo em reservatório salino no país, o CCS São Tomé permitirá que órgãos como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Estadual do Meio Ambiente testem e validem procedimentos e normas aplicáveis à cadeia de valor do CCS.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Petrobras