PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

[Vídeo] Soja deve cair pressionada pela safra dos Estados Unidos


Canal Rural - 24 jun 2014 - 09:56 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

O bom desenvolvimento da safra 2014/15 dos Estados Unidos já mexe com o mercado externo de grãos. A semeadura da soja no país atingiu 92% de conclusão, apresentando ritmo mais adiantado que a média dos últimos cinco anos e também que a semeadura do ano passado. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta que 73% das lavouras de soja estão em condições boas ou excelentes, superando os 64% registrados em 2013. Esses fatos aumentam as chances de confirmação de ótima safra para os Estados Unidos, na temporada. Se isso se confirmar, os preços devem ser menores na próxima safra. Mesmo sem confirmação, as expectativas já pressionam os preços internacionais da soja, refletindo sobre as cotações em Mato Grosso. O mesmo ocorre para a soja que ainda não foi comercializada da safra 2013/14. Boas oportunidades de negócios que possam surgir a partir de agora não podem ser dispensadas pelos produtores.

Farelo de soja
As cotações do farelo de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) estão com a média do primeiro semestre deste ano 24% mais elevada que no mesmo período de 2013. Apesar disso, a variação positiva ocorrida em junho de 2013 não ocorre neste ano. Isso porque, no ano passado, os baixos estoques finais do farelo da safra 2012/13, tanto nos EUA como no mundo, sustentaram a alta nas cotações em junho. Neste ano, os estoques menos apertados do farelo fizeram com que suas cotações na CBOT recuassem 9% do início de junho até este momento, com preço atual próximo a R$ 1.150,00/t.

O preço do produto em Mato Grosso também vem apresentando queda de 9% do início de junho até agora, com as cotações da última semana abaixo de R$ 1.000/t, seguindo o movimento do mercado externo e demanda interna menor. Esse recuo pode servir como mais um fundamento para a queda do grão da soja no mercado externo.