PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Valores da soja aumentam com dólar em alta e possível atraso na colheita


Cepea - 15 dez 2014 - 17:39 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
SojaCepea 151214
A expressiva valorização do dólar frente ao real deixou vendedores retraídos, elevando os preços domésticos da soja, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso porque, mesmo com expectativa de safra recorde, o início da colheita deve atrasar nesta temporada, visto que houve demora no semeio em razão das condições climáticas desfavoráveis. 

Assim, agentes domésticos estão adotando a estratégia de guardar a quantidade do grão disponível e comercializar em janeiro e início de fevereiro, quando a oferta estará ainda menor e o câmbio pode ficar ainda mais vantajoso. Além disso, a expectativa quanto aos dados que foram divulgados pela Conab e pelo USDA deixaram desde produtores até traders cautelosos nas negociações de soja e derivados na semana passada. 

O Indicador Cepea/Esalq subiu 1,5% entre 05 e 12 de dezembro, indo para R$ 62,99 pela saca de 60 quilos na sexta-feira (12). O Indicador da soja Paranaguá Esalq/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados na modalidade spot, referentes ao grão depositado no corredor de exportação, permanece arbitrado em R$ 61,17 pela saca. 

Com adaptação BiodieselBR.com