PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Soja

Surto exportador de óleo de soja tem vida curta


BiodieselBR.com - 13 mai 2025 - 08:34

Não se sustentou o surto exportador de óleo de soja deflagrado pelo adiamento do B15. Passado apenas um mês, o volume de óleo vendido pelo Brasil, que havia sido de 195,3 mil toneladas (após correção), caiu quase pela metade, indo para menos de 108,8 mil toneladas, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O volume é inferior ao de abril do ano passado, quando os exportadores enviaram 153,7 mil toneladas de óleo de soja para fora do país. Ainda assim, nos primeiros quatro meses do ano, as exportações somaram 502,7 mil toneladas. É um salto de mais de 30% em relação ao mesmo período de 2024. No entanto, esse é um volume muito inferior ao exportado em 2022 e 2023 – respectivamente, 693,3 mil e 867,8 mil toneladas de óleo.

A estimativa mais recente da Abiove é que o mercado exportador absorva cerca de 1,4 milhão de toneladas – aproximadamente 12,2% – das 11,4 milhões de toneladas que deverão ser produzidas no país este ano, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A expectativa é que a indústria nacional processe cerca de 57,5 milhões de toneladas do grão este ano.

Essa desaceleração nas vendas do produto nacional vem a reboque de uma mudança na direção do mercado indiano. O país mais populoso do mundo, que vinha aumentando seu consumo de óleo de soja em virtude dos preços mais atrativos, voltou-se para o óleo de palma no mês passado.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR