PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Safra de soja: quais as melhores estimativas?


BiodieselBR.com - 27 jan 2014 - 07:45

Toda virada de ano é a mesma coisa. O noticiário especializado em cobrir o agronegócio é tomado de assalto por uma legião de especialistas que garantem ter as melhores e mais confiáveis projeções sobre o tamanho da nova safra de soja que os agricultores brasileiros estão se preparando para colher. 

Considerando que o mercado de soja movimenta vários bilhões, não é de se estranhar que ninguém esteja realmente disposto a ficar esperando até que a última saca de soja colhidas nos campos seja devidamente pesada antes de ter um número geral. Isso criou uma demanda que uma série de consultorias privadas, associações setoriais e, até as insuspeitas, Conab e IBGE procuram atender. Mas isso coloca uma questão bastante evidente: qual é a confiabilidade dessas bolas de cristal?

Para tentar jogar um pouco de luz sobre essa questão, BiodieselBR.com fez um levantamento das previsões que circularam pelo mercado durante as duas últimas safras – 2012/13 e 2011/12. E comparou-as com os dados finais de produção consolidados na Série Histórica das safras de soja publicada pela Conab. Esse levantamento inclui dados da Abiove, AgRural, Agroconsult, Céleres e FCStone. Para fins de comparação foram usados os dados das estimativas da Conab em seus Levantamentos da Safra de Grãos.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR