Preços da soja sobem no encerramento de fevereiro
Os preços da soja subiram no Brasil no encerramento de fevereiro, influenciados pelo aquecimento da demanda interna. Segundo acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços subiram 0,8% no Paraná e quase 1,4% no Porto de Paranaguá.
Segundo pesquisadores do Cepea, ainda que uma safra abundante esteja sendo colhida na América do Sul, preocupações com a produtividade das lavouras que ainda a serão colhidas, o aumento dos custos logísticos e a sinalização por parte do USDA de uma possível menor área com soja nos Estados Unidos ajudaram a sustentar as cotações domésticas.
Quanto aos derivados, levantamento do Cepea mostra que os preços do óleo e do farelo encerraram o mês em direções opostas. De acordo com os pesquisadores, no caso do óleo, os valores subiram, impulsionados pela forte demanda tanto no setor alimentício quanto na indústria de biocombustíveis.
Já para o farelo de soja, houve desvalorização, o que reflete a cautela dos compradores, que aguardam um maior avanço da colheita para negociar novos lotes.