PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Plantio de soja no Brasil está atrasado


Reuters - 22 out 2012 - 18:06 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
soja atrasada_221012

O plantio de soja no Brasil avançou na última semana, mas está atrasado em relação aos anos anteriores em função da chegada de chuvas depois do que era previsto pelos produtores, disse nesta segunda-feira (22) a consultoria Céleres.

Da área projetada para a oleaginosa na temporada 2012/13, agricultores tinham semeado 15% até a última sexta-feira, abaixo da média dos últimos cinco anos para o período, que foi de 18%. O índice também é menor do que o registrado em 21 de outubro de 2011, quando o cultivo já havia sido realizado em 21% das lavouras.

"As chuvas chegaram um pouco mais tarde que o esperado e com isso o ritmo de plantio está aquém do que os produtores esperavam. Isso vale para Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul", disse à Reuters Anderson Galvão, diretor da Céleres.

Na comparação com a semana até 12 de outubro, o plantio avançou 6 pontos percentuais.

O Paraná é o Estado mais avançado no plantio em termos percentuais, atingindo 31%. Mato Grosso vem logo atrás, com 24% da semeadura realizada.

O Rio Grande do Sul, terceiro Estado produtor após Mato Grosso e Paraná, ainda não registra plantio de soja, segundo a Céleres, ao contrário do mesmo período de 2011, quando 10% das lavouras estavam semeadas, ajudadas naquele momento por chuvas que chegaram mais cedo que neste ano.

"Na soja, não existe preocupação (em função do atraso)", disse Galvão, referindo-se a fatores agronômicos.

Um bom ritmo de plantio pode garantir que a soja chegue o quanto antes ao mercado, num momento em que compradores estão ávidos pela matéria-prima, em função do aperto na oferta global após quebras nas últimas safras de Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A semana começa com chuva forte no extremo sul do Brasil e apenas com chuvas isoladas no Centro-Oeste, segundo a Somar Meteorologia.

Comercialização
Em relação à comercialização da soja, a última semana não registrou avanços, disse a consultoria.

A safra 2011/12, que já foi colhida, permaneceu com o índice de negociação de 99%, acima dos 93% no mesmo período do ano passado.

Já a soja da safra 2012/13, que está sendo plantada, manteve o índice de vendas antecipadas de 47%, ainda bem acima dos 31% de comercialização registrados a esta altura de 2011.

Gustavo Bonato
Adaptação BiodieselBR.com