PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Esmagadores brasileiros buscam soja dos EUA


Agrolink - 02 set 2020 - 09:30

Em meio a uma oferta em acelerada redução no país e à crescente demanda interna, os comerciantes brasileiros estão ponderando a possibilidade de importação de soja dos EUA nas próximas semanas. Foi isso que informou a T&F Consultoria Agroeconômica, citando fontes comerciais ouvidas pela Agricensus.

“Apesar dos rumores iniciais desta terça-feira de que as cargas já haviam sido reservadas no Golfo para embarque ao Brasil no quarto trimestre e janeiro do próximo ano, nada foi confirmado até agora à medida que os compradores pesam os custos de frete e uma tarifa de 8% sobre todas as sojas que entram no bloco comercial do Mercosul”, diz a T&F.

As taxas de frete para embarque do Golfo para os portos mais próximos do Arco Norte estão ao redor de US$ 20-22/t nesta semana, o que, com o imposto de importação e não contabilizando o menor teor de proteína de soja dos EUA, renderia um embarque de outubro US $ 21,75-23,75/t acima do que o preço no porto de Santos. “Atualmente, os preços de exportação do Golfo dos EUA para outubro são US $ 29/t mais barato do que o porto de Santos, algo como US $ 385/t contra US $ 414/t considerando as cotações da última sexta-feira", completa.

“No entanto, à medida que os preços domésticos continuam a superar os valores de exportação em algumas regiões, juntamente com os planos de reduzir as tarifas pelo governo brasileiro em meio a uma crescente escassez de oferta, os comerciantes podem começar a comprar do exterior com os EUA como o candidato mais provável à medida que sua colheita se aproxima”, conclui.

Leonardo Gottems – Agrolink