Soja

Consultoria baixa estimativa da safra de soja para 115,4 milhões de toneladas


Agência Safras - 15 fev 2019 - 17:31

Conforme havia antecipado à BiodieselBR.com, a consultoria Safras & Mercado promoveu mais um corte em suas estimativas para a produção brasileira de soja na safra 2018/19. O novo número é de 115.402 milhares de toneladas.

Com isso, teremos uma redução de 5,1% sobre a produção safra da temporada anterior que ficou em 121.661 milhões de toneladas. Em sua última projeção que foi divulgada pela empresa no dia 11 de janeiro eram esperadas 115.718 mil toneladas do grão. O novo ajuste é de modestos 0,3%. Em novembro, no entanto, a consultoria havia estimado a colheita em 122.223 mil toneladas.

Com as lavouras em fase de colheita, o levantamento feito pela equipe da SAFRAS indica aumento de 3,2% na área plantada que somará 36,4 milhões de hectares. Na temporada 2017/18, o plantio ocupou 35,3 milhões de hectares. Já a produtividade média deverá ficar 8,1% pior passando de 3.464 quilos por hectare para 3.183 kg/ha.

Segundo o analista, Luiz Fernando Roque, as maiores perdas já foram contabilizadas. “A melhora climática registrada nas últimas semanas em praticamente todas as regiões produtoras do país vem impedindo que as perdas avancem, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste”, frisa. “A colheita também tem revelado produtividades além do esperado em algumas microrregiões estaduais, o que acaba compensando parte das perdas”, explica afirmando que já estamos “nos aproximando de uma consolidação” dos números para este ano.

Apesar disso, o clima continua como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Matopiba. As produtividades médias destes estados ainda podem sofrer alterações um pouco mais relevantes, principalmente nas variedades semeadas mais tardiamente.

Rodrigo Ramos – Agência Safras
Com adaptações Biodiesel.com