PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Com clima favorável, preços da soja caem no mercado interno


Cepea - 24 nov 2014 - 15:24 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
CepeaSojaPreco 241114
As chuvas recentes pressionaram as cotações da soja no Brasil, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Com a melhoria das condições favoráveis, o plantio ganhou ritmo e as perspectivas da produtividade voltaram a ser satisfatórias. 

O clima também está se mostrando favorável nos Estados Unidos, onde a colheita está na reta final e o tempo firme estimula os trabalhos. Como resultado, as altas nas cotações observadas até a primeira quinzena do mês tornaram-se quedas na última semana. No Brasil, esse comportamento dos preços foi influenciado também pela diminuição da procura por parte das indústrias esmagadoras, que estiveram bastante ativas anteriormente em função da demanda por farelo de soja. 

O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa que é baseado em negócios realizados na modalidade spot permaneceu estável em R$ 61,17 pela saca de 60 kg. Contudo, a média ponderada da soja no Paraná refletida no Indicador CEPEA/ESALQ teve queda de 3,36% em sete dias, indo para R$ 62,37 pela saca. 

Com adaptação BiodieselBR.com