PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Soja

Colheita de soja segue lenta apesar de melhora no MT


BiodieselBR.com - 27 jan 2025 - 15:30

A colheita de soja da safra 2024/25 continua à passos lentos. De acordo com o mais recente levantamento da consultoria AgRural, a área colhida até agora corresponde a 3,9% do plantio. Esse é o índice mais baixo para a quarta semana (4S) desde 2021. Na temporada 2023/24, o índice era de 10,8%.

Apesar disso, o ritmo melhorou. Uma semana antes, a área colhida correspondia a só 1,7% do total. O Paraná segue liderando o mercado, seguido pelo Mato Grosso do Sul. Ambos os estados o ritmo da colheita tem sido favorecido pelo tempo seco.

Maior produtor nacional, Mato Grosso tenta recuperar o tempo perdido depois de ter enfrentado dificuldades por conta do excesso de chuvas registradas nas primeiras semanas do ano. Os atrasos na colheita têm levado à redução no plantio da safrinha de inverno.

Mais de 170 milhões de toneladas

Na média, as consultorias e órgãos de governo que publicam dados sobre a produção nacional de soja apontam para colheita de 170,3 milhões de toneladas. Os volumes previstos vêm subindo desde outubro quando as projeções eram de 166 milhões de toneladas.

A projeção mais recente da AgRural é de 171 milhões de toneladas 500 mil toneladas a menos do que a projeção de dezembro.

Ainda assim, as estimativas seguem apontando para um novo recorde de prdução.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com