Cepea: Indicadores para a soma são os maiores deste ano
Levantamento do Cepea mostra que a demanda firme por soja em grão, sobretudo por parte de indústrias esmagadoras, vem sustentando a tendência de alta nos preços internos da oleaginosa. Na última semana os indicadores de preço atingiram seus maiores níveis para este ano tanto em Paranaguá onde a saca de 60 kg chegou a ser negociada por R$ 144,28 na última quinta-feira (24); enquanto no mercado do Paraná o preço chegou a R$ 141,76 na sexta-feira (25).
Considerando os preços médios, a soja subiu 1,7% no indicador de Paranaguá e 1,5% no Paraná. Em ambos os casos, os preços do grão parecem estar saindo do platô que haviam atingido por volta do começo de setembro e estão testando novos patamares.
Segundo a leitura dos técnicos do Cepea, a alta também esteve atrelada à retração dos sojicultores, que têm evitado negociar grandes volumes no spot nacional num momento em que as atenções estão mais voltadas ao plantio da safra 2024/25 que, por conta do atraso nas chuvas, seguem em ritmo atrasado em relação às últimas temporadas.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Cepea