PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

C.Vale inaugura em Palotina a 3ª maior esmagadora de soja do Brasil


Gazeta do Povo - 09 nov 2023 - 10:43

A C.Vale inaugurou uma unidade esmagadora de soja em Palotina, no Oeste do Paraná, com capacidade de processamento de 60 mil sacas por dia – cerca de 1,19 milhão de toneladas por ano. O empreendimento recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimento entre 2021 e 2023 e ocupa uma área de 12 hectares no complexo agroindustrial da cooperativa.

A unidade é a terceira maior esmagadora do Brasil em plantas industriais de apenas uma linha de produção e a primeira em nível tecnológico. As obras levaram dois anos para ficar prontas e envolveram 1,1 mil funcionários de 35 empresas diferentes.

A esmagadora vai entrar em operação em 2024 para produzir farelo e óleo de soja para fabricação de rações pela própria C.Vale. A cooperativa já acertou a venda da produção excedente para terceiros. Numa etapa posterior, a C.Vale planeja fazer novos investimentos para produzir gorduras industriais, margarina, maionese e até biodiesel.

Para facilitar o acesso ao seu complexo agroindustrial, a C.Vale acertou com o governo do Paraná e com o município de Palotina a conclusão de um contorno viário. A cooperativa projeta um fluxo diário de 600 caminhões e carretas, considerando o transporte de soja, rações, frangos e peixes.

“Foi assim, sonhando alto, mas com os pés no chão que erguemos esta esmagadora de soja. Investimos mais de R$ 1 bilhão para produzirmos farelo de soja com alto teor de proteína e maior rendimento de óleo”, afirmou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.

A C.Vale vai fazer a gestão da esmagadora pelos padrões da indústria 4.0, com controle integrado de todas as etapas do processo, desde a chegada dos caminhões ao estacionamento, descarregamento e beneficiamento da soja. “Teremos acesso a indicadores de desempenho em tempo real, com medição da composição da soja na entrada e do óleo, farelo e casca na saída, monitorando índices como umidade e proteína”, revelou Lang.