PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Brasil exportou 6,1 milhões de toneladas de soja em agosto


BiodieselBR.com - 05 set 2022 - 17:25

As exportações brasileiras de soja em grão continuam caminhando numa marcha mais lenta do que a de anos anteriores. No mês passado, um pouco mais de 6,09 milhões de toneladas saíram do país com destino ao exterior, segundo os dados mais recentes do Ministério da Economia a respeito da balança comercial brasileira. Este volume representa uma contração de aproximadamente 6% – 391,1 mil toneladas a menos – em relação a agosto de 2021.

Essa queda nas exportações é consistente com o movimento de redução na quantidade de grão in natura e aumento nos volumes de produtos processados que os exportadores do complexo soja vem fazendo nos últimos meses. Até julho, as vendas de óleo de soja para o mercado externo somavam 1,49 milhão de toneladas – o melhor para o período desde 2005.

O menor volume da oleaginosa exportado reflete a menor disponibilidade de soja no Brasil depois da quebra de safra ocorrida no ciclo 2021/22. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que, em dezembro, chegou a projetar a colheita de 142,8 milhões de toneladas agora estima um resultado próximo a 124 milhões de toneladas – 13% menor abaixo do teto.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR